Por Luciana Botto- Rede Alese com informações do Ministério da Saúde
A deputada estadual Goretti Reis (PSD), ocupou a tribuna no expediente desta terça-feira, 14, para falar sobre o novo edital do Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde, lançado ontem, 13. O objetivo do programa, segundo a parlamentar, é contratar 2.000 médicos, que devem atuar em 790 municípios considerados carentes ou de difícil acesso, onde vivem cerca de 6 milhões de pessoas.
Goretti explicou que os profissionais com registro profissional brasileiro, devem se inscrever entre os dias 27 e 29 de maio no site do programa no Ministério da Saúde.
“Sabemos da dificuldade que é atender depois da saída dos cubanos, que causou um transtorno imenso nos municípios por falta do profissional médico”, salientou Goretti.
De acordo com a deputada, o projeto excluiu as capitais, por entenderem que tem elas tem maior facilidade de contratar profissionais médicos. “Infelizmente muitas doenças consideradas controladas e erradicadas, a exemplo do sarampo, retornou com grande força no país. A gente precisa ter realmente esses profissionais para um diagnóstico preciso, atendimento mais rápido, dando qualidade de vida à população”, alertou Goretti.
Programa Mais Médicos
De acordo com dados do Ministério da Saúde, os médicos selecionados pelo edital devem começar a atuar em junho, especialmente em áreas com dificuldade de acesso, como comunidades ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas.
O novo edital estabelece critérios de classificação que garante a seleção de profissionais qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a atenção primária.