A deputada Estadual, Ana Lula, do PT, fez uma análise na manhã de hoje, 30 de agosto, durante expediente da Casa Legislativa (Alese), da nota pública divulgada pelo Conselho Regional de Assistência Social de Sergipe ( CRESS). A petista ressaltou que nota de repúdio narra sobre situação do cenário nacional que país está vivenciando. Para a parlamentar, homologação e modificação da Lei 3.714, Lei Orgânica da Assistência Social, prejudica o Sistema Único de Saúde (SUS) e de Assistência Social.
“Nota do CRESS Sergipe é esclarecedora, e importante para que a população entenda a importância do Sistema Único de Assistência Social. Enquanto uma visão de política de Estado, que dá assistência, que busca trabalhar com os grupos vulneráveis, e buscar a cidadania desse grupos, e não gerar dependência ao Estado brasileiro, com caridade e assistencialismo. Nota é bem feita e esclarece bastante. Toda parte de medicação, de acolhimento e de pessoas com deficiência devem continuar sendo atendidos com o com Sistema Único de Saúde e não com pelo de Assistência a Social”, analisa Ana Lula.
Diante da somada indignação junto ao CRESS, parlamentar leu, na íntegra, a seguinte nota pública de repúdio:
“O CRESS Sergipe vem a público denunciar e repudiar mais um ato de arbitrariedade e retrocesso do Governo ilegítimo de Michel Temer contra as políticas públicas e contra a parcela mais vulnerável da população. De forma sorrateira, foi aprovada e sancionada a Lei Federal 13.714/2018, que altera a Lei 8.742 – Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), de 7 de setembro de 1993, passando a vincular a concessão de medicamentos, produtos e insumos da saúde à política de assistência social”, cita a NOTA do CRESS.
Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Foto: Jadilson Simões