A deputada estadual Maria Mendonça (PP) voltou a alertar para a necessidade de enfrentamento da violência contra a mulher. Na sessão desta quinta-feira (8), que marca o Dia Internacional da Mulher, a parlamentar lastimou a incidência ainda recorrente dos casos de violência doméstica contra sergipanas. “Precisamos mostrar que a capacidade do indivíduo independe de gênero. As mulheres buscam dar o melhor de si nas muitas jornadas que precisam enfrentar diariamente, mas infelizmente, todos os dias ouvimos relatos de mulheres violentadas. Por isso, nossa luta é por respeito”, afirmou Maria.
A deputada defendeu o empenho de todos os órgãos competentes e também da comunidade no sentido de combater a violência. Segundo ela, a conscientização é fundamental. “O Poder Público deve aproximar a estrutura da rede de combate à violência contra as mulheres para desconstituir preconceitos e gerar a compreensão da mulher sobre as ferramentas legais para garantir os seus direitos”, disse ao estimulá-las a não se calarem “diante de uma injusta agressão”.
Maria Mendonça também chamou atenção que “tão danosa quanto a agressão física, é a violência praticada através da discriminação de gênero, da disparidade de valorização profissional e dos abusos emocionais, enraizados em todas as camadas sociais”. Uma das preocupações da deputada é que, em muitos casos, a mulher não encontra forças para romper esse ciclo de violência, por isso ela considera “importante despertar a reflexão sobre a necessidade de alterar leis, comportamentos e culturas”.
Da Assessoria da parlamentar