logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

No Ministério da Saúde, Zezinho Sobral trata da necessidade da abertura da Maternidade do HU

Por Assessoria Parlamentar

 

Em ampla agenda em Brasília, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) foi até o Ministério da Saúde para dialogar com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, e o diretor de articulação estratégica, Breno Leite Soares, sobre ações voltadas aos avanços da saúde pública em Sergipe. Na ocasião, Zezinho Sobral tratou da necessidade da abertura da Unidade Materno Infantil e do Centro Obstétrico do Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS), que estão concluídas.

“A estrutura está pronta, preparada para atender mulheres e gestantes sergipanas, aguardando, apenas, a instalação de equipamentos, convocação dos aprovados do concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e a contratualização dos serviços. Por ser ligada à UFS, formará profissionais para as áreas de cirurgia pediátrica e oncológica, etc. E, por ser de média e alta complexidade, será vital para mães e bebês que têm complicações e precisam dessa assistência reforçada”, explicou Zezinho Sobral, que esteve acompanhado pelo deputado federal Laércio Oliveira, que se somou à causa e contribuiu na interlocução com o Ministério da Saúde.

“O secretário Arnaldo Medeiros já agendou com o ministro Marcelo Queiroga uma reunião técnica para abordar as perspectivas de funcionamento e de ampliação do Teto de Média e Alta Complexidade (MAC) para que aquele equipamento de saúde comece a funcionar e atender a população sergipana o mais rápido possível”, reforçou Zezinho Sobral.

Na ocasião, Sobral apresentou uma Carta de Serviços ao Cidadão e explicou que a Maternidade do HU é de vital importância para a rede materna de Sergipe por ter UTIs materna, neonatal e pediátrica, o que ampliará o atendimento pediátrico e viabilizará a realização de cirurgias mais complexas. São mais de 7 mil m², com estrutura de seis pavimentos e 118 leitos. Além das UTIs, o espaço ofertará consultórios médicos, um centro cirúrgico com cinco salas de parto e seis salas cirúrgicas (uma para procedimentos de mastologia, duas para obstetrícia, uma para ginecologia e duas para pediatria).

“A unidade poderá realizar mais de 300 partos por mês, integrará o sistema SUS e desafogará a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, atual referência na assistência às gestantes consideradas de alto risco. A maternidade que está sendo feita em Aracaju, no bairro Santa Maria, é muito bem-vinda e agregará bastante na Rede Materna para a assistência aos casos de baixa complexidade. Já o HU possui uma condição bem diferente porque pode atender casos de média e alta complexidade. Temos equipamentos importantíssimos e necessários que, em funcionamento, comporão a rede materna e pediátrica do estado de Sergipe e cuidarão do público específico de acordo com a complexidade. Defendo o SUS e o fortalecimento da assistência”, complementou Zezinho Sobral.

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo