No Encontro Cultural de Laranjeiras, Zezinho Sobral reforça compromisso com a ampliação da Lei dos Mestres

Por Assessoria

Por mais um ano consecutivo, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) participou da abertura do Encontro Cultural de Laranjeiras. A 46ª edição da festa tem como tema ‘Cultura Popular: Fortalecimento e Sustentabilidade’ e, por causa da pandemia do coronavírus, acontecerá de forma remota. O primeiro dia de festividade aconteceu neste domingo, 03, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito com uma missa solene em louvor aos Santos Reis, seguindo da coroação da Rainha das Taieiras.

“O Encontro Cultural de Laranjeiras foi criado pelo meu saudoso pai, José Sobral, há 46 anos, durante uma quermesse na Festa de Reis. A cada ano foi ficando mais forte porque a nossa cultura toca no coração dos laranjeirenses e dos sergipanos. A cidade respira cultura e história, fortalecendo o nosso sentimento de sergipanidade através da riqueza das manifestações populares e dos grupos folclóricos, ações que devemos sempre fortalecer”, comentou o deputado Zezinho Sobral, que é laranjeirense.

Durante a abertura do Encontro Cultural, o deputado Zezinho Sobral falou da importância do fortalecimento da Lei dos Mestres da Cultura Popular, ação que valoriza e beneficia os grandes mestres que fizeram a história dos grupos folclóricos de Laranjeiras.

“A Lei dos Mestres precisa ser fortalecida, lembrada e ampliada. Já conversei com o governador Belivaldo Chagas sobre a importância da ampliação desse benefício para os mestres espalhados por todo estado e ele sinalizou positivamente. Laranjeiras é precursora desta Lei e ampliar para todo o estado será de grande importância para garantir a perpetuação e manutenção do nosso folclore e da cultura sergipana”, afirmou Zezinho Sobral, parabenizando a Fundação Aperipê pela cobertura do evento. “A Aperipê levou o brilho da nossa cultura popular para todo o estado de Sergipe, fortalecendo nossas raízes e valorizando as tradições”, complementou.

Laranjeiras se destaca no cenário cultural nacional por possuir 14 grupos folclóricos, entre eles, as manifestações do Cacumbi, Lambe-Sujo e Caboclinho, Samba de Coco, Reisado, Taieira, São Gonçalo, Chegança, Samba de Parea, Parafuso, Bacamarteiros, Batucada, Cangaceiros e tantos outros que representam as expressões culturais sergipanas.