Por Assessoria da Parlamentar

As políticas públicas de bem estar animal foram o foco da reunião da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) com o prefeito e o vice-prefeito eleitos de Neópolis, Célio de Zequinha e Dr. Francisco, respectivamente, ocorrida no gabinete da parlamentar no último dia 09. O futuro chefe do executivo do município às margens do rio São Francisco procurou Kitty em busca de ajuda para elaborar ações que visem atender a demanda da causa animal na região a partir do próximo ano.

Durante o encontro, a parlamentar pontuou a alta demanda de casos de pedidos de ajuda do município que chegam até ela por meio das redes sociais. Para Kitty, a ausência de políticas públicas que atendam a causa animal reforça a necessidade de um trabalho com olhar mais atento para a saúde dos animais e, consequentemente, o bem estar de todo o município.

“São inúmeros casos que chegam até nós e por isso sabemos que Neópolis precisa de uma atenção especial para a causa animal. Em conversa com o Célio e Dr. Francisco, me comprometi em ajudá-los a elaborar um planejamento para ações de cuidados com os animais e, quem sabe, colocarmos em prática o mais rápido possível a Lei da Castração no município”, explicou Kitty.

A deputada lembra que o elevado número de animais em situação de rua é considerado um dos principais fatores que propiciam a proliferação de zoonoses, por isso a importância de implemente no município uma política pública de castração de cães e gatos. Segundo dados oriundos de estudos acadêmicos, no Brasil, há um cão para cada quatro habitantes, e um gato para cada 14.

Vale ressaltar ainda que a reprodução sem controle desses animais traz inúmeros prejuízos à população, uma vez que cerca de 10% deles estão abandonados e acabam sendo portadores de doenças como a raiva, leishmaniose e leptospirose, por exemplo, que atingem também a saúde dos humanos.

“A Prefeitura de Neópolis vai entrar em parceria com a deputada Kitty Lima para a gente dar uma assistência melhor à saúde animal no município”, disse Dr. Francisco. Neópolis: Prefeito e vice eleitos recebem orientações de Kitty Lima para políticas públicas voltadas à causa animal

Para o vice-prefeito eleito, as orientações de Kitty Lima para que o município desenvolva ações acertivas em relação à causa animal contribuirá para o desenvolvimento de uma Neópolis mais humana e saudável. “A Prefeitura de Neópolis vai entrar em parceria com a deputada Kitty Lima para a gente dar uma assistência melhor à saúde animal no município”, disse Dr. Francisco.