logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Na Sessão de Abertura do Ano Legislativo, deputados falam sobre as perspectivas para a Casa

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), deputado Jeferson Andrade (PSD), e os demais parlamentares participaram, na manhã desta segunda-feira (2), da Sessão Legislativa Anual, solenidade ocorreu no plenário deputado Pedro Barreto de Andrade. A sessão foi aberta pelo  governador do Estado, Fábio Mitidieri (PSD), conforme rege a Constituição de Sergipe. No plenário, presença de representantes do Poder Executivo e dos deputados de Sergipe. 

Durante a solenidade, parlamentares da Alese destacaram as expectativas para o ano legislativo de 2026, asseverando ações e debates voltados ao desenvolvimento do estado e ao atendimento das demandas da população sergipana.

A deputada Áurea Ribeiro (Republicanos) afirmou acreditar que 2026 será um ano bastante produtivo, assim como 2025. Segundo ela, o ano anterior foi marcado pela aprovação e execução de importantes projetos e programas sociais. “Tenho certeza absoluta de que em 2026 virão vários projetos e programas sociais que fortalecerão tanto a economia quanto o trabalho da Assembleia Legislativa. Tivemos um 2025 de muito trabalho, com projetos relevantes aprovados. Destaco, por exemplo, o Opera Sergipe, que marcou o ano passado”, observou.

O deputado Georgeo Passos (Cidadania) ressaltou que 2026 será um ano desafiador por se tratar de um período eleitoral. “É um desafio para a Assembleia manter o ritmo de trabalho, mas tenho certeza de que os deputados e deputadas terão compromisso com a Casa. Muitas demandas e cobranças da população chegarão à Tribuna, e esperamos um ano de muito trabalho e dedicação, para que o povo sergipano se sinta contemplado”, afirmou.

Já o deputado Marcos Oliveira (PL) destacou que dará continuidade a um mandato de fiscalização e atenção aos problemas do estado. “É um ano extremamente importante. Vamos continuar com um mandato propositivo, de fiscalização, agora à frente da liderança da oposição, sempre atentos aos anseios do povo sergipano. Será um ano de muito trabalho e debates”, ressaltou.

A deputada Linda Brasil (Psol) também destacou a relevância do ano legislativo, enfatizando a continuidade da atuação da oposição. “Mesmo sendo um ano eleitoral, seguimos firmes na defesa dos direitos da classe trabalhadora, no fortalecimento dos serviços públicos e no enfrentamento a projetos de privatização que não atendem aos interesses da população”, afirmou.

Para o deputado Garibalde Mendonça (PDT), a expectativa é positiva. “Mesmo sendo um ano eleitoral, com divergências naturais do Parlamento, acredito que será um ano proveitoso e de muito trabalho para a Assembleia Legislativa de Sergipe”, declarou.

A deputada Maisa Mitidieri (PSD) destacou o desafio de conciliar as atividades parlamentares com o período eleitoral. “Nossa expectativa é continuar trabalhando, discutindo os problemas e buscando soluções. É um ano diferenciado, que exige atenção redobrada, mas as atividades da Casa não podem parar”, disse.

Já o deputado Adailton Martins (PSD) reforçou o compromisso da Assembleia com a população. “Mesmo sendo um ano de eleições, a Assembleia segue trabalhando, analisando projetos e atuando em parceria com o Governo do Estado para fazer o que é melhor para Sergipe”, afirmou.

Executivo

Representantes do Poder Executivo também acompanharam a sessão. A secretária de Estado da Fazenda (Sefaz), Sarah Tarsila , destacou a parceria entre os poderes. “A Alese é uma grande parceira do Executivo. Nenhuma política pública é construída sem a análise do Legislativo. Estamos à disposição para o diálogo e para os trabalhos deste ano”, ressaltou.

O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Júlio Filgueira, enfatizou a importância da colaboração institucional. “A Assembleia tem sido parceira de todas as ações do governo Fábio Mitidieri. Hoje, com a entrega do relatório de 2025, é possível comprovar a contribuição do Legislativo na construção das políticas públicas”, afirmou.

Já o secretário de Segurança Pública (SSP), João Eloy, destacou o momento como uma prestação de contas. “O retorno dos trabalhos legislativos representa mais uma oportunidade de o governo apresentar suas ações aos representantes do povo sergipano, fortalecendo a transparência e o diálogo institucional”, concluiu.

Fotos: Jadilson Simões

 

 

 

Outras notícias para você