Na Alese, Zezinho Sobral destaca a redução das taxas de desemprego em Sergipe

O deputado estadual Zezinho Sobral (PODE) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa (Alese) para falar que Sergipe foi destaque na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pela revista Valor Econômico, como o estado com grande índice de redução nas taxas de desemprego no quarto trimestre de 2018.

Sergipe aparece em primeiro lugar na pesquisa: saiu dos 17,5% registrados no trimestre anterior para 15%, representando decréscimo de 2,5 pontos percentuais – a maior queda do país.

“Isso significa um desempenho da economia sergipana, que representa a presença de 47 mil pessoas no mercado de trabalho. Esse é um avanço muito importante, em meio a tantas dificuldades que o Brasil vem enfrentando”, destacou o parlamentar.

A pesquisa aponta, ainda, que o estado de Pernambuco em segundo lugar (16,7% para 15,5%). Já em terceiro está Espírito Santo (11,2% para 10,2%). Os estados seguintes do estudo são Rio Grande do Sul (8,2% para 7,4%), Paraná (8,6% para 7,8%) e São Paulo (13,1% para 12,4%).

O líder do governo na Assembleia apresentou os estudos do Observatório de Sergipe e da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (SUPERPLAN). Dos grupos de atividades econômicas em Sergipe, os que tiveram aumento em comparação ao trimestre anterior foram: ‘comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas’ (mais 12 mil), ‘Indústria geral’ (mais 9 mil), ‘outros serviços’ (mais 9 mil), ‘construção’ (mais 8 mil), ‘transporte, armazenagem e correio’ ( mais 8 mil), ‘alojamento e alimentação’ (mais 2 mil), agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura’ (mais 2 mil)’ e ‘serviços domésticos’ (mais 1 mil).

O total de empregados no setor privado em Sergipe, com carteira assinada (inclusive trabalhadores domésticos), ficou em 234 mil no 4º trimestre de 2018, um aumento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2017.

“Estes dados são animadores e mostram que Sergipe tem potencial. Vamos trabalhar bastante para que o ano de 2019 seja de grandes avanços no setor de emprego e Sergipe volte a ter os melhores índices de 2009 e 2010, onde estivemos próximos do índice pleno de 5,5%”, afirmou Zezinho Sobral.

Por Ascom Parlamentar

Foto: Jadilson Silmões