A manhã desta sexta-feira, 2, foi de grande celebração à Vida, à Criação, e a Fé nas Escrituras Sagradas. É que dirigentes da Sociedade Bíblica do Brasil- secção Sergipe- realizaram no Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) importante evento em alusão ao Dia da Bíblia no Brasil. Embora data seja celebrada nacionalmente a cada segundo domingo do mês de dezembro, em Sergipe as comemorações iniciaram hoje, com homenagens, na Casa Legislativa.
Uma Bíblia Especial para o momento histórico, assinada pelo pe. Martinho Lutero, foi entregue a cada um dos homenageados durante a Sessão Solene em Comemoração ao Dia da Bíblia. Entre os componentes da mesa, a entrega do exemplar bíblico foi feita também pelo presidente e vice-presidente da Sociedade Bíblica do Brasil – secção Sergipe – pastores Wellington Santos e Jorge Abreu, respectivamente.
Na lista dos homenageados, Parlamentares, Personalidades do Estado e Instituições. São eles: o presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo (PMDB); o Deputado Federal, Laercio Oliveira; o Coordenador do Curso de Direito da Universidade Tiradentes, Eduardo Macêdo; o jornalista Gilmar Carvalho; a Dr. Jane Nascimento, da Academia Sergipana de Letras; o jornalista Ricardo Marques, da Tv Sergipe; a Prof. Rose Marinho, do Colégio Americano Batista; o prefeito José Américo, do município de Propriá; pr. Paulo Marinho, da Escola do Trabalhador; pastor Paulo Marinho, da Convenção Batista sergipana, a dr. Camila Mendes Ferreira; a Instituição Unipas, União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários; a professor Vanderly Mendonça, do Colégio Santana; o Colégio Estadual Governador Djenal Tavares Queiroz; o Colégio Estadual Jackson Barreto; o professor, César Aragão; pastor, Leonardo Alcântara.
Homenageados
Dirigindo-se ao presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo, o presidente da sociedade Bíblica em Sergipe, sinaliza que é a primeira vez que a o Dia da Bíblia é comemorado na Alese. Historiador, pastor Wellington Santos, narrou sobre a história do nascimento do Cristianismo no Brasil, em Sergipe, e em Aracaju. Na oportunidade, solicitou que no Museu da Gente Sergipana, também seja colocado referência ao Dia da Bíblia, pois local, segundo o historiador, já foi referência de louvor e oração de cristãos.
Gilmar Carvalho, jornalista e ex-deputado Estadual, recebeu a sua homenagem e na ocasião do evento, fez menção à Vida, elucidando aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (STF) em favor do aborto. “Aborto é crime contra a vida”, asseverou o jornalista.
Cantora Lírica, também homenageada, dr, Jane Nascimento, lembra que a Bíblia era digna apenas da burguesia. “Mas que pela ousadia de Martinho Lutero, fez cisão na religião e permitiu que cada um de nós conhecemos a palavra de Deus”, disse ela emocionada com a homenagem.
O parlamentar Federal Laércio Oliveira, cumprimentou a todos, e disse que recebeu no dia de hoje o maior presente que o ser humano pode ganhar, que é a palavra de Deus. “Aprendi na minha vida, onde tenho criação evangélica através de meus avós, privilégio da vida pessoal, e essa introdução desde a infância me formou como homem. Quando tomei posse, me sentei sozinho no meu gabinete e pensei como fazer para honrar a palavra de Deus e representar o meu povo. Minha mãe ora por mim diariamente e isso me sustém, e naquele momento no gabinete, disse a Deus em oração: que qualquer lei que afrontasse a palavra de Deus eu votaria contra”, testemunhou o deputado federal em seu momento de homenagem.
O coordenador do curso de Direito da Unit, Eduardo Macêdo, também homenageado como personalidade Jurídica, disse que homenagem é representativa à Universidade. “Abrimos, em atendimento ao pedido dos alunos do curso de Direito, espaço na academia para esses alunos se reunissem em fé Cristã. É um momento em que a comunidade acadêmica deixa de lado os livros da Constituição Federal e ressaltam sobre a existência de Deus, essa condição nos alegra”, contou o professor universitário.
Durante evento, presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo, recebeu uma Bíblia de Estudos das mãos do Pr. João Raimundo, integrante da União Internacional de pastores e Capelães Voluntários, que é uma entidade sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos e hoje está presente em mais de 30 nações prestando assistência religiosa e social.
Homenageado, o deputado Luciano Bispo, mostrando-se feliz, fez uso da palavra e afirma que “Deus me deu a oportunidade de passar o dia hoje com todos os participantes. Vim ouvir os pastores, e afirmo que essa Casa nunca se ouviu falar tanto de Deus como hoje, e isso muito me alegra. Aqui é a casa do povo, feita por 24 deputados, cada um defendendo seus interesses, onde, há um entre eles, o Deputado Antonio dos Santos”, conta Luciano Bispo, dizendo que no seu recinto familiar, faz uso da leitura bíblica, contou o presidente da Casa Legislativa, que salienta que mesmo sendo católico, é muito amigo de todo coração dos evangélicos. “O Dia da Bíblia foi colocado no calendário do município de Itabaiana por minha propositura”, declarou contente.
Histórico
O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP). Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões