Na Alese: Luciano Bispo recebe presidente da Coopersus e técnicos da Emdagro

Na manhã desta segunda-feira, dia 25 de setembro, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese),  Luciano Bispo, PMDB, recebeu  em seu gabinete o presidente da Cooperativa de Produção Sustentável Familiar de Sergipe (Coopersus), o secretário da Agricultura do Governo do Estado,  e  técnicos da Emdagro que fazem o acompanhamento técnico  da Coopersus. –  a qual empreendimento tem a  finalidade de  produção e comercialização de produtos orgânicos.

De acordo com Waltenes Braga Silva, técnico da Emdagro,  a cooperativa está há quatro anos funcionando, e  tem produtores de várias regiões de Sergipe. “Cooperativa está precisado de apoio logístico para melhorar a comercialização. E essa questão do apoio logístico está entre outras reivindicações que foram apresentadas ao deputado Luciano Bispo, juntamente com o secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal. Estamos solicitando o antigo prédio do Ciretran de Itabaiana, para que nele seja implantado o  mercado de  comercialização e distribuição dos produtos agroecológicos para o Estado de Sergipe. Aproveitando  a estrutura que já existe afim de fazer a  logística adequada,  e ainda funcionar a Sede da Cooperativa”,  explicou Waltenes,  destacando que no próximo ano a Cooperativa irá Certificar os Produtos Orgânicos,  uma conquista que pleiteada junto ao ao Ministério da Agricultura.

Ciente de todo o empenho da cooperativa, e  da importância do ramo para a Economia do Estado, o presidente da Alese, Luciano Bispo, se dispôs a apoiar no que for necessário  para intermediar  reivindicações da cooperativa. “Pela importância do setor, farei as intermediações solicitadas pela cooperativa ao governador do Estado”, frisou.

De acordo com o presidente da Cooperativa, José Paixão dos Santos, a  logística de recebimento e  distribuição para os pontos de vendas do Estado, precisa de local adequado. “Como são produtos orgânicos, diferenciados, não podem estar próximo ao convencional  pois existe uma legislação pertinente para isso”.  Salientou que a cooperativa ainda reivindicou,  em um outro momento, ao  secretário  de Inclusão, Zezinho Sobral, para que ele possa viabilizar um caminho  frigorificado para a logística  de distribuição.

Ainda, segundo o presidente da Coopersus, além do Espaço da Central de Abastecimento, tem expectativa do presidente da Alese, Luciano Bispo, fazer uma interface com o governador Jackson Barreto para  uma última  reivindicação.

De acordo com  Edson Tavares, da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), “Esteve em Sergipe, durante Circuito Integrado de Economia Solidária,  uma das maiores autoridades do ramo de Economia Solidária,  que na ocasião do evento,  disse ao governador do Estado,  junto ao secretariado, que Sergipe está na vanguarda da Economia Solidária do Brasil.  Diante desse cenário,  um outro pedido  foi feito ao presidente da Alese, Luciano Bispo. Que intermedeie ao governador, para que  seja cedido  espaço no  Centro de Pesquisa Antonio Martins do município de Lagarto,  para que seja feito novo centro, de Capacitação na área de Agrofloresta e Permacultura”, salientou.

Por  Agência de Notícias Alese – #REDEALESE

Foto: Jadilson Simões