Redução de custo para o Estado, comodidade e melhor garantia de tratamento para os pacientes que necessitam de radioterapia e quimioterapia. Foi com esse objetivo que o governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto – junto ao presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, o secretário de Saúde de Sergipe, Almeida Lima, e um dos sócios da Clínica de Radioterapia (Clinradi), o médico Willian Eduardo Soares – assinou na manhã de hoje, 17 de agosto, convênio para tratamento pacientes com câncer na capital sergipana.
Após vários embates que ocorreram na Assembleia Legislativa de Sergipe sobre a dificuldade de pacientes com câncer virem sendo tratados no Estado de Alagoas, os deputados puderam comemorar a conquista anunciada pelo governador Jackson Barreto. Durante abertura da solenidade da assinatura de convênio entre Governo e Clinradi, o presidente da Alese, Luciano Bispo, disse que convênio foi concedido por frequentes apelos da Casa Legislativa.
““Hoje toda família tem um parente necessitando do tratamento para combater o Câncer. O município de Itabaiana, o melhor hospital do interior do Estado, foi visitado recentemente pelo secretário da Saúde, Almeida Lima, que anunciou a chegada de um tomógrafo para o hospital da cidade, situação que me deixa feliz. Já hoje aqui estamos celebrando a efetivação de um ato, de uma necessidade que sempre foi motivo de reclamação dos deputados nesta Casa, quando pacientes, ainda fragilizados, eram enviados para serem tratados em outro Estado, um sofrimento para toda a família”, comemorou Luciano Bispo a celebração de Contrato entre a Clinradi, clínica do próprio Estado de Sergipe, e o Governo do Estado.
Para o deputado Capitão Samuel, a Assembleia mostra a sua força com assinatura ato. “Representa a força dos 24 deputados Estaduais e a preocupação com o povo de Sergipe. “Foi uma cobrança do povo, repercutido na Assembleia Legislativa por todos os deputados, que forçou a secretaria de Saúde a fazer convênio com essa clínica, dando tecnologia de ponta aos pacientes que sofrem com câncer no Estado, ganha a população que sofre com esse mal, que serão tratados aqui mesmo no Estado. Todos os deputados estão felizes com ato realizado”, externou Capitão Samuel.
De acordo com a deputada Maria Mendonça, o objetivo dos parlamentares foi alcançado. “Atender essas pessoas que estão na lista do hospital, desesperados, aguardando uma vaga que não acontece, e que de fato precisam começar o tratamento. Esse gesto que aconteceu hoje aqui, entre a Clinradi e o Governo, garante esse atendimento a estras pessoas que estão aflitas, e pra mim isso basta. A vida não tem preço, e agente aproveita para parabenizar o governo por ter resolvido problema que a gente sabe que é crucial”, externou a deputada.
Ganhos
Estado de Sergipe terá uma economia entorno de 1.600 reais, por mês, por cada paciente em Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Cerca de 30 pacientes, por mês, eram tratados no Hospital Chama, em Arapiraca. A partir de Setembro esses pacientes serão tratados em Sergipe, através da Clinradi.
Por, Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões