Nesta quinta-feira, 11 de maio, a deputada Estadual do PMDB, Goretti Reis, no uso da Tribuna da Casa Legislativa, fez menção à Semana Brasileira de Enfermagem. Durante o pequeno expediente, a deputada que é enfermeira, falou da importância dos profissionais da área de Saúde, e homenageou o Dia do Enfermeiro e do Assistente Social, que será comemorado amanhã, no dia 12 de maio.
“A Associação Brasileira de Enfermagem comemora a realização da Semana Brasileira de Enfermagem há mais de 78 anos, a qual data foi oficializada pelo presidente Juscelino Kubitschek, através de decreto em 1960. Em nosso Estado a data é comemorada pelo reconhecimento do trabalho de militância de vários profissionais dessa área, daqueles que fazem e fizeram história dentro do nosso país”, salientou a parlamentar.
Levantamento
Gorreti Reis quantificou o número de profissionais que atuam no país e em Sergipe. “Fiz um levantamento no site do Conselho Nacional de Enfermagem, o Confen, e ele tem o levantamento de todos os Estados. Em Sergipe, o total de Enfermeiros é de 4.233 atualmente, sendo no Brasil, o total é de 467.782. São profissionais fazendo história, cuidando e salvando vidas
Esse período comemorativo representa muito para os profissionais da área, visto que é nesta época que toda a classe de enfermagem para e realiza, através de diversos eventos, discussões a respeito de seus avanços e retrocessos. Diante desse cenário, a deputada Goretti Reis, citou que a Semana Brasileira de Enfermagem desse ano tem por temática: “Boas Práticas da Enfermagem: a Construção de uma Sociedade Democrática”.
Segundo asseverou a deputada, “é importante que a gente cite essa temática, que é a temática da realização da Semana Brasileira desse ano. E quero também parabenizar a Universidade Tiradentes, a UNIT, pelo Congresso Internacional de Enfermagem, e pelos 15 anos do Curso de Enfermagem da Unit. Houve um evento dia 9, e hoje à noite ocorrerá comemoração pelos 15 anos do Curso de Enfermagem. Um momento de importância para a universidade, e profissionais que já saíram daquela universidade. e também daqueles que continuam estudando, por apoio logístico e de estágio na rede pública que a universidade oferta. Sabemos da importância de uma estrutura adequada para formação desses trabalhadores que fazem história e cuidam de vidas”, destacou em seu discurso a parlamentar.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões