Nesta terça-feira, dia 29 de agosto, é comemorado no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. Diante disso, a deputada Estadual, Goretti Reis, do PMDB, utilizou a Tribuna da Casa Legislativa para alertar sobre a problemática trazida pelo uso contínuo do cigarro e ainda, da importância de o Estado junto aos municípios realizarem campanhas de conscientização.
“Esse dia está assegurado pela Lei 7488, do dia de combate ao tabagismo. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial, sendo, portanto, um problema de saúde pública”, expôs Goretti Reis.
Parceria
A deputada ressaltou a importância de o Estado, junto aos municípios, promoverem campanhas e ações de alerta e prevenção desse mal. “Trata-se de um vício, efetivado por meio da nicotina, substância que causa a dependência no fumante. Então é necessário que o Estado e os municípios de Sergipe se mobilizem e realizem campanhas e ações sobre o mal trazido pelo fumo”, afirmou a deputada, ressaltando que a TV Alese também possa fazer a campanhas nos meios de comunicação e rede social.
Ao encerrar discurso, destacou os aniversários do ex-deputado Arthur Reis, seu pai, e do ex-deputado Antônio Passos, na data de ontem.
Por Agência de Notícias Alese
Foto: Jadilson Simões