“Mudanças globais e os novos rumos”, é o tema da XIX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais

A capital do Espírito Santo foi o cenário escolhido para a XIX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). O evento tem o objetivo de integrar deputados estaduais e distritais, além de discutir assuntos de interesse nacional, a fim de ampliar a sua área de conhecimento, e melhorar as políticas públicas regionais, objetivando processar uma visão do Brasil de hoje e as grandes mudanças em curso.

A conferência, que teve sua abertura na noite de ontem (10), com uma belíssima apresentação do coral Arcelormittal Tubarão, regido pelo maestro Adolfo Alves, seguindo sua programação até o dia 12 de junho de 2015, conta com a participação de grandes nomes de destaque no cenário político nacional, como os Ministros da Cidade, Gilberto Kassab, da Aviação Civil, Eliseu Padilha; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Affif, ministro do Supremo Tribunal Federal no Brasil, Marco Aurélio Mello, entre outros. O evento é realizado no Centro de Convenções de Vitória/ES.

Da bancada sergipana, participaram os deputados estaduais Luciano Bispo (PMDB), Zezinho Guimarães (PMDB), Pastor Antônio dos Santos (PSC), Garibalde Mendonça (PMDB), Goretti Reis (DEM), Cap. Samuel (PSL), Georgeo Passos (PTC), Gilson Andrade (PTC), Jairo Santana (PRB), Luciano Pimentel (PSB), Padre Inaldo (PCdoB) e Valmir Monteiro (PSC).

Para o deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Luciano Bispo (PMDB), “A Unale é muito importante para o fortalecimento do poder legislativo nos estados, uma vez que trocamos experiências, em função de discussões de temas relevantes para o País, assim como, melhora o funcionamento e prestação dos serviços à população”, afirmou.

De acordo com o deputado estadual e secretário geral da Unale, Pastor Antônio dos Santos (PSC), este encontro não é apenas um dos deputados, é, sobretudo, um evento onde envolve todos os setores das assembleias legislativas, trazendo discussões importantes, como a implantações de TVs, a importância da taquigrafia, pacto federativo, manual legislativo, lançamento da Constituição em Miúdos, convergência e integração na comunicação pública, entre outros, disse. Ainda em sua fala, Pastor Antônio destacou a temática Brasil e os novos rumos, um novo direcionamento. “O Brasil, que vive um período de dificuldades em todas as áreas, e se faz necessário discutir um Brasil diferente, assim como resgatar o poder legislativo. Este evento é uma oportunidade para reunir o País, a fim de discutir e solucionar questões importantes”, afirmou.

De acordo com o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), o evento da Unale é de fundamental relevância para o legislativo, uma vez que são proporcionados debates acerca de temas tão importantes para o país. “O estado de Sergipe é um nome forte na disputa para sediar o XX Conferência da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, prevista para o mês de maio de 2015. “Sou apaixonado pela Unale, fui presidente e estou na luta pelo fortalecimento da instituição, assim como presidente, na luta pelo fortalecimento do poder legislativo”, disse.

SOBRE A UNIÃO NACIONAL DOS LEGISLADORES E LEGISLATIVOS ESTADUAIS (UNALE):

Entidade congrega 26 (vinte e seis) Assembleias Legislativas, além da Câmara Distrital e dos 1.059 (mil e cinquenta e nove) parlamentares estaduais, tem a finalidade de estabelecer um espaço de oportunidades para a realização de palestras e provocar o debate sobre temas incorporados às agendas regionais e nacionais. da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar

Por Luciana Botto – Agência de Notìcias Alese