Movimento Outubro Rosa destaca importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Com o objetivo de conscientizar as pessoas quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, colo de útero e outros tipos que atingem o público feminino, os deputados estaduais aprovaram em 2012, nas comissões temáticas e plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), a Lei Estadual N° 7526. Ela institui o Movimento ‘Outubro Rosa’ no calendário oficial de eventos do Estado.

Durante o mês de outubro, as estruturas físicas de prédios públicos como as Secretarias Municipais e Estadual devem está na cor rosa. A ação serve como forma de chamar a atenção e esclarecer sobre medidas de prevenção e realização de exames de rastreamento  do câncer de mama e outros tipos de cânceres. O prédio da Alese está iluminado com as cores da campanha.

“A Secretaria de Estado da Saúde, as Secretarias Municipais de Saúde, as Secretarias de Educação, podem firmar convênios ou parcerias com entidades privadas, para cumprimento do disposto nesta Lei.  A Secretaria de Estado da Saúde, as Secretarias Municipais de Saúde, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, as Secretarias de Educação, ficam autorizados a realizar, durante o mês de outubro, congressos, seminários, cursos, exposições e outros eventos destinados ao esclarecimento de medidas preventivas identificadoras do câncer de mama”, ressalta o texto.

Dados

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) Em 2021, foram realizadas 3.497.439 mamografias em mulheres no SUS, sendo 351.509 mamografias e 3.145.930 mamografias de rastreamento. Em homens foram realizadas 7.281 mamografias para fins diagnósticos.

Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos da doença, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 41,89 casos por 100.000 mulheres.

Parlamentares

Para o deputado estadual Manuel Marcos (PSD) que é médico, o Outubro Rosa é um momento oportuno para falar sobre a prevenção do câncer de mama. “Mulheres fazer a prevenção é importante, principalmente a partir dos 40 anos de idade. Vale ressaltar que, este exame deve ser realizado anualmente. Pois, quanto mais cedo for descoberto o câncer, maior a possibilidade de cura dele. Outro ponto que quero destacar, é o câncer de colo uterino. Ter uma vida sexual segura, e a realização de exames periódicos ajudam muito. E evitam proliferação de bactérias, e doenças como HPV”, destacou.

A deputada Lidiane Lucena (Republicanos) que também é médica enfatiza que é crucial que as mulheres estejam atentas à saúde e possíveis alteração no seu corpo. “Faça o autoexame e fique de olho em sinais como nódulos, mudanças no tamanho ou forma da mama, secreção mamilar, alterações no mamilo, pele avermelhada ou dor persistente. Lembre-se de que a maioria dos nódulos não é câncer, mas qualquer alteração deve ser avaliada por um profissional de saúde. Realizar mamografias regularmente quando recomendado é fundamental, pois a detecção precoce aumenta muito as chances de tratamento bem-sucedido”.

Programação Alese

Além da fachada iluminada, a Alese conta com uma programação diversificada para chamar a atenção da população e alertar sobre os perigos do câncer de mama. Nesta terça-feira (3), por exemplo, será realizada Palestra com os médicos, Maurício Resende, Carmem Luíza e Sabrina Lemos, para discorrer sobre o Outubro Rosa e o cuidado com o corpo e a mente da mulher. A ação acontece no grande expediente e a propositura é da deputada Áurea Ribeiro (Republicanos).

Foto: Joel Luiz/ Agência Alese