logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Moritos Matos recebe a visita da diretora da Associação Sergipana de Pessoas com Doenças Raras

Nesta terça-feira, 12, o deputado Moritos Matos (PROS) recebeu no seu gabinete na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – a diretora administrativa da Associação Sergipana de Pessoas com Doenças Raras – ASPDR -, Diana Batista. “É importante sempre buscar o apoio do Poder Público, são muitas dificuldades que ela nós relatou em relação a esse tipo de doença. Porque apenas 7% da população brasileira sofre com alguma dessas doenças raras e infelizmente ainda não tem aquela atenção do Poder Público que eles precisam”, enfatiza Moritos Matos.

As doenças raras são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas que variam para cada tipo de enfermidade. Geralmente crônicas, progressivas, degenerativas e até incapacitantes, que afetam a qualidade de vida das pessoas e de suas famílias. O conceito de doença rara utilizado pelo Ministério da Saúde é mesmo recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS -, ou seja, doença que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos.

De acordo com Diana Batista, a reunião com o deputado Moritos Matos teve como objetivo buscar apoio para a luta dos pacientes com doenças raras. “Eu vim em nome da Associação pedir a ajuda do deputado Matos para a causa das doenças raras, porque hoje estamos sendo negligenciadas na assistência a saúde, falta medicamentos e exames para diagnóstico das doenças raras, falta a criação do serviço. Nós lutamos para que os serviços sejam efetivados aqui no Estado, precisamos do apoio da Assembleia Legislativa para que Sergipe tenha o serviço referenciado em doença rara”, enfatiza a diretora administrativa da Associação.

O parlamentar durante a conversa se colocou a disposição da diretora Diana Batista para ajudar no que for necessário. “Aquilo que estiver ao meu alcance, com certeza, farei. Porque a minha função como homem público, como deputado é a de lutar para que as pessoas sejam bem atendidas, independente de qual tipo de doença ou qual a necessidade que elas tenham”, ressalta Moritos Matos.

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Foto: Gustavo Andrade

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo