Moritos Matos participa de reunião com os conselheiros estaduais de Educação

O deputado Moritos Matos (PROS) participou de uma reunião do Conselho Estadual de Educação – CEE – para conversar sobre a regulamentação do ensino religioso em Sergipe. Participaram dessa reunião a presidente do Conselho, Luana Boamorte, o chefe da assessoria de Legislação e Normas do CEE, Hudson César Veiga Feitosa, vários conselheiros, o professor de filosofia e formado no Curso de Ciência da Religião, Joilson Santos Amorim, além de professores e alunos do curso. “Os estudantes reivindicam que somente os profissionais devidamente licenciados em ciência da religião possam lecionar a disciplina de religião. A matéria de religião é extremamente importante para a formação das crianças e dos adolescentes. Eu fiquei feliz com o espaço dado pelos Conselheiros para que pudéssemos expor o cenário do ensino religioso em Sergipe e também os anseio dos estudantes e dos formados no Curso de Ciência da Religião”, explicou o deputado Moritos Matos.

Matos ao lados dos professores e alunos de Ciência da Religião 3A reunião aconteceu na sede do CEE, em Aracaju, na última quinta-feira, 17, A presidente do Conselho, Luana Boamorte ouviu toda a explanação dos professores Joilson, Alexandre de Jesus Prazeres e do deputado Matos , além da fala de vários conselheiros. “É muito importante que a sociedade reconheça o Conselho como espaço de representação, então as demandas precisam chegar ao Conselho e aqui serem ouvidas e analisadas. Essa demanda do ensino religioso está sendo posta e certamente daremos algum encaminhamento a contemplar os interessados”, afirmou Luana Boamorte.

Segundo o professor Joilson Santos Amorim, ao todo são 312 profissionais, entre formados e estudantes, mas que não estão nas salas de aula. “São professores de outras matérias que lecionam a disciplina de religião nas escolas. Isso acontece porque a Resolução nº 019/2003 do Conselho Estadual de Educação – CEE – consta que qualquer profissional formado em outras disciplinas pode lecionar Religião. Isso porque antes não havia nas universidades o curso que formasse esses profissionais, mas hoje já tem. Precisamos abrir espaço para os profissionais devidamente formado”, expos Joilson.

Ele acrescenta que Estados como a Paraíba e Salvador já regularizaram isso e Sergipe também pode fazer o mesmo. Por isso, conto com a solidariedade dos Conselheiros para que estes profissionais fiquem fora do mercado de trabalho”, enfatizou Joilson Santos. Para o conselheiro João Bosco Argollo é importante essa reflexão. “Em 2003, não havia o curso de Ciência da Religião, e agora tem, então precisamos rever. Precisamos avaliar se já existe profissionais suficientes no Estado para suprir essa demanda”, pontuou João Bosco.

Matos ao lados dos Conselheiros 2De acordo com o professor Alexandre de Jesus Prazeres, que leciona várias disciplinas do Núcleo de Ciência da Religião, a reunião é importante porque ela surge como reforço a um movimento nacional para estabelecer um novo modelo para o ensino religioso. “Não mais um modelo catequético que é uma coisa já ultrapassada, mas aquilo que hoje está sendo chamado de proposta de modelo do ensino religioso vinculado a ciências da religião que está sendo discutido em todo o País. E Sergipe não pode ficar de fora dessa discussão, há algumas dificuldades ainda em termos de alteração de leis federais, os Estados ainda ficam aguardando, um vez que essas leis comecem a ser alteradas isso acaba pressionando as legislações estaduais e seria importante que os estados se antecipassem esse debate”, ressaltou Alexandre.

O deputado no final da reunião afirmou aos Conselheiros que também está a disposição deles. “Meu mandato está a disposição de vocês. Agradeço pelo espaço dado primeiramente pela presidente do Conselho, Luana Boamorte e depois pelos demais conselheiros que ouviram a luta dos estudantes e professores do curso de Ciência da Religião”, enfatizou o deputado Moritos Matos.

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Fotos: Andréa Oliveira