Moritos Matos participa de reunião com o secretário de Infraestrutura Valmor Barbosa

O deputado Moritos Matos (PROS) esteve com o secretário de Infraestrutura, engenheiro Valmor Barbosa Bezerra para levar as reivindicações dos moradores do Loteamento Recanto da Paz, no Bairro Aeroporto, em Aracaju. “Eles solicitam que sejam feitas obras de pavimentação e urbanização da região. Por isso, é importante à participação do parlamentar para intermediar esses encontros. Porque a nossa função além de fiscalizar e propor soluções, também é de intermediar junto ao Poder Público essas reuniões para que a população exponha as suas dificuldades e os problemas vividos nas suas comunidades”, explica Moritos Matos.

A reunião aconteceu na segunda-feira, 11, na Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano – Seinfra -, na Rua Vila Cristina, 1051, Bairro São José, em Aracaju. Participou desse encontro o presidente da Associação de Moradores do Recanto da Paz – A.M.C.R.P -, Lenildo Bayer, a vice-presidente da Associação, Rosana Santos, o conselheiro fiscal, Jailson Ramos. “Agradecemos ao deputado Moritos Matos por intermediar essa reunião. Sabemos que desde 2013 a obra foi incluída no Programa de Apoio ao Investimento nos Estados – Proinveste -, fizeram o projeto, duas licitações, porém até momento nenhuma obra foi iniciada naquele local”, ressalta conselheiro fiscal, Jailson Ramos.

O conselheiro fiscal da Associação acrescenta que a comunidade padece com as inundações. “Os moradores perdem móveis, várias crianças doentes, porque elas brincam na lama. Córregos e esgotos a céu aberto no meio da rua. Inclusive, algumas pessoas já foram picadas por cobras e escorpiões. É uma situação degradante e desumana, que se arrasta há muito tempo e a Associação tem se mobilizado desde o ano passado para que obra seja executada”, argumenta Jailson Ramos.

De acordo com o secretário Valmor Barbosa, o Estado quando concebeu o Proinveste colocou no elenco de obras as ruas do Recanto da Paz, porém dois processos atrasaram essa obra. “O primeiro deles foi a questão da Infraero que queria avançar o muro e a avenida entraria muito no recanto da Paz, então fui a Brasília e consegui que fizessem uma adequação na cabeceira da pista. Mas ainda precisa retirar algumas edificações, tem muitas ruas estreitas. Você precisa fazer um empreendimento que passe um carro do lixo, uma ambulância”, expõe Valmor. Ele revela que o gasto com desapropriação é bem alto.“Os recursos para a execução da obra é de R$ 8 milhões e o valor da desapropriação é de R$ 3 milhões. O Estado passa por dificuldades financeiras e o pagamento das desapropriações não sai do Proinveste, esse valor tem que sair do mesmo recurso que o Governo compra remédio, paga transporte escolar e salário. Os moradores estão certos em cobrar, mas no momento não tenho uma resposta favorável, porque o Governo não tem o recurso, mas assim que tiver a obra será feita”, enfatiza Valmor Barbosa.

Os representantes da Associação dos Moradores do Loteamento Recanto da Paz lamentam a demora na execução dessa obra que tanto beneficiará a comunidade. “Temos o recurso da obra, mas não das desapropriações, precisamos conseguir esse recurso. Pedimos ao poder público, aos políticos que se sensibilizem com essa causa, que vejam o sofrimento da população daquele local. O deputado Matos está na luta conosco para que a comunidade tenha seu direito garantido”, afirma Jailson Ramos.

Texto e foto: Ascom Parlamentar