Nesta quarta-feira, 29, o deputado estadual Moritos Matos (PROS) acompanhou no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese -, a palestra da Relações Públicas do Centro de Valorização da Vida – CVV -, Silvia Maria Aquino Neves. Ela falou sobre o trabalho da entidade que através dos seus voluntários auxilia pessoas que necessitam de ajuda para melhorar a parte emocional.
“Parabéns a Silvia e aos voluntários que realizam esse importante trabalho. Porque o modelo de vida imposto pela sociedade tem levado cada vez mais o ser humano a cometer loucuras, inclusive tirar a própria vida. Eu participo de um grupo chamado Indignai-vos em que somente este ano o estado de São Paulo registrou quatro casos em que toda a família foi morta pelo patriarca, que acabou também tirando a própria vida por não ter condições de manter a família”, revela o deputado Moritos Matos.
De acordo com o parlamentar, o ser humano precisa olhar mais para dentro de si mesmo. “Porque a gente só consegue ter paz quando faz uma autoavaliação e procura resolver seus problemas. E eu vejo que cuidamos muito mal das nossas crianças, dos nosso jovens, porque se a gente cuidasse melhor deles não teríamos tantas dificuldades. Se elas fossem preparadas para a vida eu tenho certeza absoluta que nós iriamos diminuir muito esse número de suicídios”, avalia Moritos Matos.
CCV
O Centro de Valorização da Vida tem 10 anos de atuação em Sergipe, mas ele foi criada há 55 anos em São Paulo. Atualmente o Estado conta com 25 voluntários. “Nesse período já atendemos mais de 100 mil ligações de pessoas com depressão e outros problemas emocionais. Algumas até relatam sobre sua intenção de tirar a própria vida”, revela Silvia Aquino. De acordo com ela, a situação é preocupante, porque Sergipe ocupa o terceiro lugar no Nordeste em número de suicídios. O estado só perde para Piauí e o Rio Grande do Norte.
Inclusive, o deputado Moritos Matos relatou o caso de um jovem de menos de 30 anos que tirou a própria vida a cerca de uma semana. “A gente fica muitas vezes impotente diante dessa situação. Era bom que não precisássemos da CCV, tenho certeza que você ficariam mais felizes, mas infelizmente esse modelo de vida imposto faz com que as pessoas precisem de ajuda. E ainda bem que existe vocês na sociedade para ouvir e ajudar as pessoas para que elas possam aliviar um pouquinho aquele sofrimento interior que todos nós temos”, enfatiza Moritos Matos.
Segundo o parlamentar, todos um dia passaremos por um momento em que a igreja chama de deserto espiritual. “O próprio Jesus sentiu isso no Horto das Oliveiras em que ali ele chegou no ápice do deserto espiritual e nesse momento ele pede ao pai (Deus) que afaste dele aquele cálice. O ser humano não está preparado para esse momento e as vezes por falta de apoio ou de quem o ouça termina cometendo uma loucura”, lamenta o parlamentar.
Matos aproveitou a oportunidade para citar uma frase de Madre Teresa de Calcutá. “Essa frase me acompanha sempre, Madre Teresa disse assim: ‘Sou uma gota d’água no oceano de misérias, mas se essa gota d’água não existisse o oceano sentiria falta’. Se vocês do Centro de Valorização da Vida não existissem fariam falta para muitas pessoas na sociedade”, afirma Moritos Matos.
PEDIDO
A Relações Públicas do Centro de Valorização da Vida – CVV -, Silvia Aquino aproveitou a sessão Especial, que foi uma indicação da deputada Maria Mendonça (PP), para solicitar aos deputados ajuda para a construção de um sanitário para os voluntários da entidade. “Ainda não temos sede própria e funcionamos na sala cedida pelo comandante da Polícia Militar”, revela Silvia.
O deputado Moritos Matos disse que vai apoiar essa solicitação feita por Silvia. “Também me coloco a disposição no sentido de apoio para que se construa o sanitário”, afirma Matos. Para entrar em contato com a CCV é só ligar para os telefones 0800 284 44 56 ou 3213-7601. O atendimento é diário e acontece das 8h às 22h.
Por Ascom Parlamentar
Foto: Jadilson Simões