O deputado Moritos Matos lembra a população que nesta quarta-feira, 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde – OMS -, para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que pode salvar milhares de vida. “Doar sangue é um ato de amor. É preciso mobilizar a população a realizar a doação não somente em períodos específicos, mas que essa doação seja uma ação permanente”, enfatiza o deputado Moritos Matos.
Quem desejar realizar a doação de sangue deve se dirigir até o Centro de Hemoterapia de Sergipe – Hemose -, na Rua Quinze, s/n – Capucho, em Aracaju, vizinho ao Hospital de Urgência de Sergipe – Huse. “As pessoas que desejam doar sangue devem observar alguns critérios, como ter entre 16 e 69 anos de idade, peso acima de 50 kg e não ter contraído doença de chagas, hepatite. Os menores de idade devem apresentar termo de autorização dos pais ou responsável legal. Também é necessário apresentar documento com foto (pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de motorista)”, explica o deputado Moritos Matos. O termo de autorização para os jovens está disponível para download no site do Hemose – www.hemose.se.gov.br.
Moritos Matos acrescenta que no dia anterior a doação é importante que o voluntário tenha dormido pelo menos seis horas. “Também é necessário que o doador não tenha ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores a doação. Faça sua parte, doe sangue e incentive as pessoas próximas a você a fazerem o mesmo”, ressalta o deputado Moritos Matos.
De acordo com o Hemose, o sangue coletado e processado no hemocentro é utilizado para o atendimento nos serviços de urgências e emergências da rede hospitalar do Estado, para combater hemorragias, em pacientes com anemia hereditária, além de usuários em tratamentos oncológicos, que precisam de transfusões sanguíneas frequentes. Mais informação através dos telefones (79) 3225-8000, 3255-8039 e 3259-3174.
Por Ascom Parlamentar
Foto: Jadilson Simões