O turismo religioso é uma das bandeiras de luta do deputado Moritos Matos. Desde que assumiu, o mandado em 2017, na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – que ele solicita melhorias para esse segmento em Sergipe. Por isso, nesta terça-feira, 6, ele usou o pequeno expediente na Alese para comentar sobre a parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura – Secult – e a Arquidiocese Metropolitana de Aracaju. “O secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, e o arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, assinaram um Termo de Cooperação entre as duas instituições, no dia 2 de março, onde a Secult se compromete a ceder até quatro servidores e quatro estagiários para trabalhar na recepção de público e nas demais atividades administrativas do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão”, expõe o deputado Matos.

O parlamentar enfatiza que essa parceria valoriza o município de São Cristóvão, que abriga a Praça São Francisco – Patrimônio Histórico da Humanidade. “Eu e minha equipe temos trabalhado na questão do turismo religioso. Por isso, fico feliz com essa parceria. Quem acompanha as nossas atividades sabe que trabalhamos nesse sentido de que a Arquidiocese pudesse colocar funcionários suficientes para manter aberto o museu e deixar o seu acervo belíssimo acessível aos turistas. E nada mais justo que guardemos e conservemos a nossa história e a nossa cultura”, ressalta Matos.

De acordo com o deputado Moritos Matos, é importante que o Estado receba bem todos os turistas. “Que ele receba bem os turistas locais, os de fora do Estado e até mesmo os de fora do País. Para que eles possam conhecer a nossa cultura, nossa culinária, conhecer tudo aquilo que temos de bonito. Porque se eles gostarem eles retornarão. Esse é o propósito, que eles retornem, falem bem do que temos. Quem sabe Sergipe possa assim angariar uma fatia dos R$ 15 bilhões gastos anualmente somente no turismo religioso do Brasil. É importante trazer renda e trabalho para o nosso povo”, avalia Matos. O parlamentar é autor Lei nº 8.357/2017, que dispõe sobre a instituição e diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe.


Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Foto: Jadilson Simões