logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Moritos Matos de lenço rosa em prol das Mulheres

O deputado Moritos Matos chegou a Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – de bandana rosa em prol das mulheres e da Campanha Doe Lenços – Outubro Rosa – Uma Pequena Ação Faz Toda a Diferença. O parlamentar se empenhou em arrecadar lenços entre familiares e amigos para doar as mulheres com câncer. E para novamente alertar as mulheres sobre a importância do autoexame que ele nesta quinta-feira, 26, subiu ao plenário da Alese de bandana rosa. Durante o discurso o parlamentar citou dados alarmantes sobre o câncer de mama. “Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, representando 25% dos casos de câncer. É o primeiro em taxa de mortalidade entre as mulheres”, expõe o deputado Matos.

De acordo com o INCA, a faixa etária com o maior número de casos ocorre depois dos 35 anos e em especial após os 50 anos. “Em 2016 ocorreram 57.960 novos casos no Brasil. E a região nordeste ficou em segundo lugar no número de ocorrência no País, com 19% dos casos”, ressalta Matos. Ele acrescenta que os últimos dados sobre mortes de mulheres em decorrência do câncer de mama são de 2013. “O Ministério da Saúde registrou que mais de 14 mil mulheres faleceram no Brasil”, enfatiza o parlamentar.

Por isso, é tão importante o diagnostico precoce dessa doença. Caso ela seja descoberta no primeiro estágio do câncer ajuda a reduzir a possibilidade de óbito em 88,3%. “Os dados do Instituto afirmam que 66% dos casos são descobertos pelas próprias pacientes, o que reforça a necessidade do autoexame. Por isso você: esposa, mãe, filha, deve fazer o autoexame, e, caso encontre alguma coisa incomum, procure um médico”, orienta o deputado Matos.

CAMPANHA DOE LENÇOS

Termina nesta sexta-feira, 27, a Campanha Doe Lenços – Uma Pequena Ação Faz Toda a Diferença – da Assembleia Legislativa de Sergipe. Essa campanha tem o objetivo de alertar as mulheres a fazerem o autoexame, bem como incentivar a doação de lenços para as que estão em tratamento contra a doença. Um dos pontos para a doação de lenços é no hall de entrada da Assembleia. “Nas redes sociais minha assessoria de comunicação tem efetuado postagens incentivando as mulheres a fazerem o autoexame e também a doarem lenços. Já realizei a doação de lenços no início da campanha e agora volto a fazer essa doação. E mulheres façam o autoexame, pois o diagnóstico precoce pode salvar a sua vida”, ressalta Moritos Matos.

 

Fotos: Jadilson Simões

Por Assessoria Parlamentar

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo