O deputado Moritos Matos (PROS) na companhia da secretária de Pesca e Igualdade Racial de Laranjeiras, Sandra Sena conheceu a Sociedade de Culto Afro Brasileiro Filhos de Obá na sexta-feira, 4. No local o parlamentar foi recebido pela ialorixá, Ginalva Rocha dos Santos, chefe do terreiro de Candomblé e pela vice-presidente da Sociedade Filhos de Obá, Edilma Chagas. Além disso, conheceu um pouco mais sobre essa religião de matriz africana que também será divulgada através do seu Projeto de Turismo Religioso. “Elas têm um projeto para criar um restaurante de culinária afro, além de melhorar a questão da acessibilidade do local para acesso dos turistas à trilha dos orixás. Ao redor do terreiro existem 6 mil metros quadrados de Mata Atlântica, são árvores centenárias”, revela Moritos Matos.
A secretária de Pesca e Igualdade Racial de Laranjeiras, Sandra Sena, elogiou o Projeto de Turismo Religioso do deputado Moritos Matos. “Nós que trabalhamos aqui no município na secretaria que discute a Igualdade Racial e a Secretaria de Pesca temos essa preocupação de manutenção dessa cultura e desde o início estamos discutindo com o secretário Municipal de Turismo, Jorge Barros, justamente a inclusão desse terreiro Filhos de Obá no roteiro turístico. E esse Projeto de Turismo Religioso que foi brilhantemente capitaneado pelo deputado Moritos Matos tem uma importância grande”, afirma Sandra.
Sandra acrescenta que esse Projeto de Turismo Religioso do deputado Matos veio para consolidar o trabalho que ela já desenvolve na Secretária de Pesca e Igualdade Racial. “Além disso reforçar aquilo que nós estamos lutando, que é a inclusão desse turismo religioso mais amplo, onde as religiões de matriz africana também mostrem o seu valor e o seu trabalho. Porque ela tem uma importância cultural para o Estado de Sergipe”, enfatiza a secretária de Pesca e Igualdade Racial de Laranjeiras, Sandra Sena.
Para a vice-presidente da Sociedade Filhos de Obá, Edilma Chagas, o terreiro é importante no sentido histórico da cultura afro-brasileira em Sergipe. “Porque foi o primeiro terreiro fundado no Estado e é Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe e há mais de 150 anos tem difundido a cultura negra aqui na cidade de Laranjeiras e em todo Sergipe. E com o turismo religioso ele vem acrescentar isso para a comunidade, divulgar mais a cultura negra para com isso diminuir o combater a intolerância religiosa e aproximar mais as pessoas ao terreiro, para conhecer a história dos orixás, o museu comunitário Filhos de Obá, conhecer a trilha dos orixás e tudo isso vai aproximá-las do conhecimento da religião afro-brasileira”, expõe Edilma Chagas.
De acordo com a ialorixá, Ginalva Rocha esse projeto chega em boa hora. “A minha esperança é que as coisas aconteçam para os filhos de Obá e que projetos realmente saia do papel, porque não adianta ter no papel e não ter na prática”, enfatiza Ginalva Rocha. E o deputado Moritos Matos está empenhado em concretizar todos os tópicos existentes no Projeto de Lei nº 26/2017 que dispõe sobre a instituição e diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe. “Cobro sempre a votação dessa PL na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – porque entendo que ele trará grandes benefícios a sociedade. O turismo é uma fonte de renda para o nosso povo e Sergipe tem um potencial incrível, afirma Moritos Matos.
Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Fotos: Andréa Oliveira e Gustavo Andrade.