Moritos Matos acompanha palestra sobre sífilis congênita na Alese

Nesta quinta-feira, 9, o deputado Moritos Matos acompanhou no grande expediente na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – a palestra sobre sífilis congênita (é a sífilis transmitida por via transplacentária. Se a mãe não for sifilítica feto também não será) ministrada pela enfermeira baiana Simone Andrade Porto. O parlamentar parabenizou Simone pela brilhante apresentação e fez alguns questionamentos ao final da explanação sobre este tema. “Porque existe uma disparidade entre o número de casos, o que levou a isso? Um diz que aumenta e o outro fala que reduziu”, questionou Matos.

De acordo com a enfermeira Simone Andrade, a ausência das notificações gera essa disparidade entre o aumento dos casos e a redução desses índices. “Se não notifica os dados não são fidedignos, por isso, gera uma diferença”, explicou Simone. Ou seja, não há como ter dados precisos se não houver o registro do número de casos em todo o Brasil.

Moritos Matos durante palestra sobre a Sífilis

Outro questionamento feito pelo deputado Moritos Matos foi em relação a desinformação por parte da população sobre a sífilis congênita. A desinformação tem feito com que eleve o número de casos de sífilis? Porque tem todo um acompanhamento durante o pré-natal e somente no parto é que se descobre que a mulher estava acometida dessa infecção?”, perguntou o parlamentar.

Com relação a esse questionamento a enfermeira Simone disse que a culpa é do diagnóstico tardio. “Já que existe um acompanhamento dessa gestante o motivo de só descobrir durante o parto se deve a ineficiência desse diagnóstico”, lamentou a enfermeira. Ela ao final da fala agradeceu a presença de todos. “Quem acompanhou o debate só ganhou com a informação, porque quem vê cara não vê a doença. E ela tem em todos os meios”, enfatizou Simone.

A autora desse requerimento foi a deputada Sílvia Fontes. “Agradeço ao deputado Moritos Matos, Venâncio Fonseca e a deputada Goretti Reis por terem acompanhado esse importante debate”, concluiu a deputada Sílvia.

Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Fotos:  Marcos Borges e Jadilson Simões, respectivamente