logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Monumentos de Sergipe: Praça Fausto Cardoso

A Praça Fausto Cardoso foi construída no ano de  1857 e  leva o nome de um dos mais influentes políticos da história sergipana: Fausto Cardoso de Aguiar, professor, poeta, pensador, jornalista, deputado federal,  um grande orador que inflamava as massas com seu discurso vibrante.

A história nos conta que o espaço público, anteriormente  era chamado de ‘Praça do Imperador’, ‘Praça do Palácio’, ‘Praça da República’ e ‘Praça Tiradentes’, sendo batizado com o atual nome em 1912, como forma de homenagear Fausto Cardoso que foi executado no local no dia 28 agosto de 1906, durante o episódio conhecido como ‘a tragédia de Sergipe’. O monumento  contém a seguinte frase: “vou morrer defendendo a honra da minha terra”. Fausto Cardoso é patrono da Assembleia Legislativa de Sergipe. O reconhecimento foi realizado pelo então presidente à época, Oliveira Valadão em 1916.

A Praça está localizada no centro de Aracaju, com vista para o rio Sergipe, contempla os poderes Legislativo e Judiciário, além do palácio Museu Olímpio Campos e a  Escola do Legislativo.

 

Por Luciana Botto- Rede Alese

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo