A Praça Fausto Cardoso foi construída no ano de 1857 e leva o nome de um dos mais influentes políticos da história sergipana: Fausto Cardoso de Aguiar, professor, poeta, pensador, jornalista, deputado federal, um grande orador que inflamava as massas com seu discurso vibrante.
A história nos conta que o espaço público, anteriormente era chamado de ‘Praça do Imperador’, ‘Praça do Palácio’, ‘Praça da República’ e ‘Praça Tiradentes’, sendo batizado com o atual nome em 1912, como forma de homenagear Fausto Cardoso que foi executado no local no dia 28 agosto de 1906, durante o episódio conhecido como ‘a tragédia de Sergipe’. O monumento contém a seguinte frase: “vou morrer defendendo a honra da minha terra”. Fausto Cardoso é patrono da Assembleia Legislativa de Sergipe. O reconhecimento foi realizado pelo então presidente à época, Oliveira Valadão em 1916.
A Praça está localizada no centro de Aracaju, com vista para o rio Sergipe, contempla os poderes Legislativo e Judiciário, além do palácio Museu Olímpio Campos e a Escola do Legislativo.
Por Luciana Botto- Rede Alese
Foto: Jadilson Simões