logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Alese aprova Moção de Aplausos para profissionais do HU/SE

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

Os deputados aprovaram a ‘Moção de Aplausos’ em favor da equipe de profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Os profissionais foram responsáveis pelo realização de dois transplantes de rim, realizado no serviço público de saúde do Estado de Sergipe.

A Moção de nº178/2022, de autoria da deputada Goretti Reis (PSD) foi aprovada por unanimidade de votos. Na justificativa do documento, a parlamentar explicou que cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de disfunção renal e  mais de 100 mil em condições crônicas,   dependendo de hemodiálise, que é o tratamento denso,  em que o paciente necessita de terapia para filtrar o sangue, durante
um período de quatro horas, três vezes por semana, até conseguir um transplante renal. Destaca que somente no Estado de Sergipe, cerca de 1.300 pacientes realizam diálise em estabelecimentos de saúde, e dependem desse tratamento para sobreviver, pois quando os rins no filtram mais o sangue, somente uma máquina é capaz de realizar essa importante tarefa.

“O parlamento sergipano, reconhece o empenho e parabeniza às equipes do HU, sempre em busca de novas conquistas tecnológicas e cientificas em prol da saúde dos sergipanos. Enaltecer esta habilitação no SUS para a realização de transplantes renais com os critérios desejáveis de excelência, é fortalecer uma conquista de sucesso que traz esperança para os sergipanos que estão na fila, e que agora a tem a oportunidade de realizar o transplante sem sair do estado”, declarou na justificativa da Moção de Aplausos.

Equipe

Compõem a equipe especializada para a realização dos transplantes: dois nefrologistas; três cirurgiões; um médico intensivista; dois anestesistas; dois enfermeiros; um farmacêutico; um psicólogo; uma assistente social; um nutricionista; um fisioterapeuta; dois médicos infectologistas; um assistente administrativo e outros profissionais de suporte entres estes os residentes, equipe de higienização e colaboradores do serviço laboratorial.

A votação da propositura em Plenário ocorreu nesta última quarta-feira, dia 19 de outubro.

Foto arquivo: HU-UFS

**Matéria alterada dia 20 de outubro às 16h48

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo