Nesta quarta-feira (6) foi celebrado o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A data foi escolhida em razão de um ataque misógino ocorrido no Canadá e é lembranda como Campanha do Laço Branco.
Foram distribuídas camisas e laços brancos durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) desta quinta-feira (7). A procuradora da Mulher da Alese, deputada Maísa Mitidieri (PSD), destacou a necessidade deste engajamento masculino nesta campanha para unir forças contra a violência.
“É uma causa que não é só das mulheres, é de toda a sociedade e os homens têm que contribuir também até porque eles são essenciais nesse papel para que convençam e mostrem aos outros homens a importância que a mulher tem, a importância de tratar bem a mulher, de ir contra a violência, seja de qualquer tipo, em especial contra a mulher”, afirmou.
A coordenadora da Promualese, Luana Duarte, falou que esta data ressalta a importância dos homens também aderirem a esta campanha, já que a pauta da violência contra a mulher não deve ser só feminina, e que os homens devem dar este exemplo para que essa conduta seja reprimida.
“Existe ainda uma cultura muito machista por parte dos homens e essa campanha vem realmente para tentar minimizar isso porque homens aderindo à campanha vão servir de exemplo para outros para que esse tipo de conduta seja cada vez menor. Essa campanha surgiu no Canadá justamente por conta de uma ataque que teve em uma escola quando um homem saiu matando várias mulheres e disse que era contra o feminismo”, disse.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese