Mobilidade urbana: bicicleta como meio de transporte

Atualmente a bicicleta virou uma alternativa para quem deseja fugir do trânsito, buscando praticidade, rapidez, unindo a prática do esporte, preservação do meio ambiente na redução na emissão de CO², além de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares com população mais ativa. Por sua vez, o ciclista se depara com obstáculos que vão desde a falta de respeito dos condutores motorizados, até infraestrutura inadequada, como ciclovias e bicicletários.

Segundo pesquisa realizada este ano pela ONG Transporte Ativo sobre o Perfil do Ciclista Brasileiro, 42,9% da população considera “rapidez e praticidade” o principal motivo para adotar a bicicleta ou a “magrela” como modo de locomoção. Em seguida, vêm por saúde (24,2%) e custo (19,6%).

Em Aracaju, cerca de 15 mil ciclistas diariamente circulam pela capital sergipana, segundo a ONG Ciclo Urbano, atingindo a média 1.3 em ciclabilidade, numa escala de 0 a 4 em estudo recente realizado pelo pesquisador e ciclista Waldson Costa.

“Quem utiliza a bicicleta em Aracaju como meio de transporte é sempre um desafio por dia”, disse  o servidor público e ciclista profissional Franklin Vilanova. Para ele, o ciclismo precisa ser visto como prioridade pelos governantes. Buracos, interrupções na malha cicloviária e falta de sinalização, estão no topo da lista das reclamações dos ciclistas, enfatizou Vilanova.

“As ciclovias de Aracaju estão esburacadas, sem iluminação. Infelizmente, a gente escuta diariamente relatos de ciclistas sendo assaltados nas ciclovias e acaba gerando o medo em quem pratica o esporte, bem como utiliza a bicicleta como meio de locomoção” explicou Franklin

Com relação aos benefícios de pedalar, Franklin ressalta que é um esporte que proporciona “liberdade”, de baixo impacto, melhora a condição cardio respiratória, além de ser  um esporte que integra, promove alegria e bem estar. Chamando atenção para a importância da utilização dos equipamentos básicos de segurança do ciclista que é o capacete e as  luvas.

Segundo a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) a extensão da malha cicloviária de Aracaju é de aproximadamente 65 km. “A SMTT está desenvolvendo um plano de revitalização e interligação das ciclovias da cidade para, posteriormente, captar recursos para sua execucão. Enquanto isso, o órgão de trânsito, em parceria com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está realizando paliativos nos trechos que precisam de manutenção mais urgente, como foi realizado recentemente na ciclovia da avenida Santa Gleide”.

Para relembrar

Em 2008, Aracaju foi consagrada como a capital brasileira da qualidade de vida justamente por estimular bons hábitos à população através do programa Academia da Cidade e os quase 65 km de ciclovias. A titularidade foi conferida pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP).

Por Luciana Botto – Rede Alese com informações Mobilize- Mobilidade Urbana Sustentável Brasil
Foto: Divulgação- Internet