A Conferência Nacional da Unale já conta com a presença dos ministros Augusto Nardes, Joaquim Barbosa, Dias Toffoli e Ronaldo Nogueira. Os convidados debaterão temas como a Governança Pública – O desafio do Brasil, Desenvolvimento e Segurança Jurídica e o Empreendedorismo em Tempos de Manifestações e Crise, respectivamente.

O encontro tem como objetivo formular uma visão atual sobre o país e o cenário mundial no que diz respeito à economia, reforma política, infraestrutura e logística. Além de promover o intercâmbio de ideias para fortalecimento do poder legislativo, busca-se melhorar as políticas públicas regionais com inovações e soluções adotadas fora de seus estados.

Durante os três dias de eventos, serão ministradas sete palestras, além de reuniões simultâneas à programação principal. No dia 1, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, discorrerá sobre o tema: Governança Pública – O desafio do Brasil.

Na manhã de quinta-feira, 02, os temas “Desenvolvimento e Segurança Jurídica” e “O Empreendedorismo em tempos de manifestação e crise”, terão como palestrantes o ministro emérito do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Fernando Schuler e o ministro do Trabalho e Previdência Social, Ronaldo Nogueira. Pela tarde, o ex-presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, e o presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, participarão de mesa redonda sobre perspectivas políticas e econômicas, mediada pela jornalista Salete Lemos. Para encerrar a noite, o economista Carlos Hilsdorf apresentará palestra motivacional sobre “Atitudes essenciais para vencer na vida e na carreira”.

Para o último dia da Conferência Nacional da Unale, 03, o ministro do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, e o empresário sergipano Luciano Barreto, debaterão o tema “Desburocratização, Gestão nos Serviços Públicos e o Pacto Federativo”. E para encerrar o encontro, Marcos Rossi apresentará a palestra motivacional: “O desafio é superar seus limites”, em que se traçará um paralelo entre suas vivências e os desafios da vida de cada pessoas.

A CONFERÊNCIA

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), realizada anualmente pela Unale – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, chega à sua 20ª edição com a expectativa de surpreender o público do maior encontro de parlamentares da América Latina. Com o tema “Rediscutindo o Brasil”, o evento será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho de 2016, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes-UNIT, em Aracaju/SE. “Este ano comemoramos os 20 anos da Unale e faremos desta, a maior de todas as conferências, com palestrantes de renome nacional e internacional”, afirma o presidente da entidade, deputado Sandro Locutor (PROS-ES).

“A Unale terá todo apoio dos parlamentares sergipanos, dos empresários e do governo, para que esta conferência seja a maior da história. Todos serão muito bem recebidos nessa terra acolhedora”, ratificou o Presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo (PMDB-SE). Ao todo, são aguardados mais de 1.500 participantes entre deputados, assessores legislativos, estudantes, governadores, senadores, ministros, prefeitos, vereadores, entre outras autoridades. A CNLE deste ano também contará com a participação de representantes de parlamentos estaduais de diversos países da Ásia, da Europa e das Américas

A CNLE ainda oportunizará o encontro de entidades vinculadas aos legislativos estaduais, que participarão de reuniões e palestras realizadas em paralelo aos eventos principais. Ao todo, 17 grupos terão programação dentro da Conferência. Além disso, a Confederação Parlamentar das Américas (COPA) reunirá cinco Secretarias Especiais, o Comité Executivo e a Rede de Mulheres Parlamentares das Américas, que contará com palestras sobre “Direitos Sexuais e Reprodutivos” e “Empoderamento da Mulher”, ministrados pelas deputadas Alicia Gutiérrez e Nicole Ménard, e pela consulesa da França, Alexandra Loras. Ao final do evento, será produzida uma carta contendo indicadores importantes para o Brasil sair da crise institucional, econômica e política no qual está inserido.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 20ª CNLE podem ser feitas através do portal do evento: http://conferencia.unale.org.br/2016/, até o dia 23 de maio.  Pelo site oficial da conferência, também é possível ler notícias, conferir a programação, acessar os hotéis credenciados no evento, entre outras informações.

Ascom Unale