Mestre da guitarra baiana, Lito Nascimento é o mais novo cidadão sergipano

Da Escola do Legislativo – Por Rosângela Dória

Título, de autoria do deputado estadual Luciano Bispo, foi entregue em show épico protagonizado pelo guitarrista, durante mais uma edição do Espaço Cultural Djenal Queiroz

A entrega do título de cidadão sergipano confirmou o que já se sabia há muito tempo. Lito Nascimento é sergipano de corpo, de alma e de música. Aliás, foi a música que trouxe Lito às terras sergipanas há 42 anos. E essa história começou com um convite para participar de uma campanha política em Aracaju. Na época, os chamados ‘showmícios’ eram permitidos e a multidão, mais interessada nos cantores do que nos discursos, ajudava os artistas em início de carreira a fazer sucesso.

E na noite de ontem estavam todos no Espaço Cultural Djenal Queiroz, da Assembleia Legislativa de Sergipe, compartilhando emoções e hits de antigos carnavais da Bahia com o homenageado, que acabou participando de uma inovação: a entrega do título de cidadania fora do Plenário. O instrumentista recebeu das mãos do autor da homenagem, o deputado estadual Luciano Bispo, o título de cidadania sergipana que no ano passado foi aprovado por unanimidade. “Conheço Lito há mais de quarenta anos, quando eu era presidente da Associação Atlética e ele tocava lá. Ele é um grande homem, um músico extraordinário. Tenho muito respeito e consideração por Lito”, declarou Bispo. Para o Secretário-Geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, a entrega do título fora do plenário tornou tudo muito especial. “A entrega segue os ritos mas ganha uma informalidade que cabe nesse momento de tanto alegria, tantos artistas num espaço feito para eles que é o Espaço Cultural Djenal Queiroz, é uma honra para a Alese fazer essa entrega” ressaltou.

Assim que recebeu a honraria, Lito Nascimento partiu para fazer o que faz de melhor, tocar. Ajeitou com carinho a guitarra baiana e abriu os trabalhos da noite com clássicos do carnaval baiano, como a canção de Moraes Moreira, ‘Pombo Correio’ e ‘Atrás do Trio Elétrico’, de Caetano Veloso, provando que guitarra baiana e Lito Nascimento nasceram um para o outro.

A noite contou com várias parcerias no palco, entre elas a dupla Chico Queiroga e Antônio Rogério, e Nino Karvan. Muitos amigos gravaram depoimentos emocionados num reconhecimento ao talento e à história de Lito, entre eles Mimi do Acordeon, Luis Fonteneli, João Moura, Lula Ribeiro, Barata do Cavaquinho, Neu Fontes, Sergival, e Paulo Correa. A surpresa da noite foi um depoimento do cantor e compositor Luís Caldas, que foi aprendiz de guitarra baiana com Lito. “Você foi meu mestre na guitarra quando eu cheguei ao trio Tapajós. Sou muito grato por isso. Parabéns à Assembleia Legislativa de Sergipe por essa homenagem”.

Responsável pela ida de Lito ao Espaço Djenal Queiroz, o coordenador de Cultura da Alese, Benneti Nascimento, também foi o responsável pela cena mais emocionante da noite, o carinho do Rei do Axé, Luís Caldas, com o homenageado. “Temos esse mês inteiro dedicado à música e ao músico, e decidimos homenagear Lito, que tem esse passado comprometido com a história da música em nosso estado. Ele faz música da melhor qualidade até hoje. É uma honra para a Alese realizar essa homenagem”

O que sempre gostei daqui são os sergipanos, tenho amigos de mais de quarenta anos, aliás eu digo sempre que música boa e amizade não envelhecem nunca”, disse Lito Nascimento, emocionado. O guitarrista disse que sua história com Sergipe é bem antiga. “Hoje passo a ser oficialmente cidadão sergipano, o que muito me honra. Aqui fiz amigos, família e uma carreira musical. Aqui estão minhas referências. Agradeço ao deputado Luciano Bispo e à Assembleia pela honraria”, declarou.

Lito fala com orgulho da família, e especialmente da esposa, Neide Nascimento, que faz papel de produtora, técnica de som e ajuda nos bastidores. Ele conta que foi numa visita à costureira, que fazia os figurinos de show, que conheceu um de seus grandes amores, a estudante Neide Nascimento que logo virou esposa e hoje divide com as guitarras baianas e os dois filhos as paixões do cantor.

Filha de Lito, Alana Lima também acompanha o guitarrista em shows. “É com muita alegria e orgulho que vejo essa homenagem. Além de ser meu pai, que me ensinou sobre cultura e arte, não tem como não se emocionar com essa homenagem. Agradeço a todos que estão aqui”.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese