logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

‘Barco de Fogo de Estância’ será tema de exposição na Escola do Legislativo

13/6/2022

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Nesta terça-feira (14) será a lançada na Escola do Legislativo (Elese) Deputado João Seixas Dória a exposição cultural ‘Memorial do Fogo de Estância, a pura arte dos estancianos’. A mostra é uma parceria da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) com a Prefeitura de Estância e o Memorial do Fogo de Estância.

A exposição tem cerca de 30 peças entre quadros e barcos que apresentam as cores das noites de Estância durante o período junino e conta também com os tradicionais barcos de fogo que levam brilho enquanto que atravessam as ruas e praças do município.

Espetáculo do Barco de Fogo, no dia 11 de junho de 2022, em Estância. Foto: Joel Luiz

Durante a abertura da exposição no Espaço Cultural da Alese vão acontecer apresentações especiais do Coral Corales (Alese) e da Tradicional Batucada do Pisa Pólvora, com o Grupo Quebra Côco, da cidade de Estância/SE.

Barco de Fogo

O Barco de fogo é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe por meio de Lei 7.690/2013 aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe. O barco de Fogo é uma manifestação exclusiva na cidade de Estância, é considerada  uma alegoria pirotécnica feita de madeira e que reúne criatividade, carpintaria, engenharia e ligada aos ciclos juninos. Com o objetivo de prestar homenagem ao criador do Barco de Fogo, Francisco da Silva Cardoso, mais conhecido como Chico Surdo; e preservar essa cultura que há décadas surgiu e desde então encanta gerações, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou três Projetos de Lei e que já foram sancionados pelo Governo de Sergipe.

Conheça as Leis:

A exposição sobre o ‘Memorial do Fogo de Estância, a pura arte dos estancianos’, será aberta dia 14 de junho às 9h30 e ficará em cartaz até o dia 22 de julho, na galeria de Arte da Elese, com horário de visitação das 8h às 17h.

 

 

Foto da capa: Divulgação ‘Memorial do Fogo de Estância’

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo