logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Medidas alteraram a rotina dos atendimentos em vários setores em Sergipe

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Com a ocorrência da Pandemia por Coronavírus no Brasil, decretos e  medidas alteraram a rotina dos atendimentos em vários setores do país, seja no campo público ou privado. Acompanhe como ficou o atendimento ao público de algumas instituições no estado de  Sergipe.

INSS

A partir de agora, o INSS, em conjunto com a Perícia Médica Federal, dispensará o segurado da necessidade de comparecer em uma agência para a perícia médica presencial. Dessa forma, os segurados que fizerem requerimentos de auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência devem enviar o atestado médico pelo Meu INSS, aplicativo ou internet. A medida tem por objetivo assegurar a saúde dos cidadãos, em especial a dos idosos. O ato oficial será publicado nessa última sexta-feira. Para quem já fez o requerimento, basta enviar o atestado pelo Meu INSS. Vale destacar que com a medida, as agências estarão fechadas e um servidor estará de plantão, por telefone ou e-mail, para esclarecer eventuais dúvidas sobre o meu INSS. Serão disponibilizados para os segurados os telefones e e-mails das agências para que entrem em contato.

IPESAÚDE

O Ipesaúde, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e de acordo com as medidas adotadas pelo Governo de Sergipe,  suspendeu o atendimento presencial em todas as unidades da autarquia, por tempo indeterminado. Estão suspensos os atendimentos presenciais realizados na sede do Ipesaúde, localizada na rua Campos, 177, em Aracaju, que oferece serviços no Centro de Atendimento, Especialidades, Pediatria, Saúde Mental, Sala de Curativos, Sala de Vacinação, Protocolo e Perícia. Há também a suspensão do acolhimento nas unidades de Reabilitação, Endocrinologia e Diabetes e Odontologia, e nas unidades regionais em Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, Estância e Propriá. Cirurgias Eletivas e a entrega de documentos externos, no setor administrativo do Ipesaúde, também estão suspensas. 

Permanecem em atividade os serviços de pronto atendimento 24h e a urgência odontológica, que funciona das 7h às 22h. Nos atendimentos de Saúde Mental, para os casos crônicos, avaliados pelas Psicólogas, está sendo realizado o atendimento on-line.  Vale salientar que as carteiras  do Ipesaúde que estiveram vencidas permanecerão como válidas até junho 2020. O atendimento para atualização de boletos bloqueados e segunda via de carteira será via telefone (79) 3226-2850 ou 3226-2749.

CASE

O Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), órgão responsável pela dispensação de medicamentos,  suspende o atendimento presencial na unidade no período de 24 a 31  deste mês. A  entrega dos remédios será realizado no domicilio aos pacientes de Aracaju,  e claro, somente para pacientes  que ainda não retiraram o medicamento na unidade no mês março.
Para os pacientes de Aracaju que ainda não retiraram esse mês,  devem entrar em Contato com o CASE, através dos canais disponibilizados: 3234-3400; 3234-9723; 3234-3419 ou se comunicar via whatsapp: 98891-2838.  Já os pacientes do interior de Sergipe receberão  os  via Preposto, que deverá entrar em contato via telefone com o Case.

BANESE

O  atendimento presencial no Banco do Estado de Sergipe passa a ser realizado apenas em casos de extrema necessidade:  Abertura de conta salário; · Alteração de senha do cartão magnético (4 dígitos);  Atualização de cadastro operacional – PF e PJ;  Cadastramento de telefone para recebimento do SMS;  Cadastro de usuário e senha – internet banking pessoa jurídica (IBPJ);  Cheques devolvidos (resgate);  Empréstimos (profissionais liberais para PF e progiro para PJ);  Entrega de cartão magnético;  Estorno de transações nos canais de autoatendimento;  Identificação de lançamentos não creditados em conta;  Liquidação de empréstimos;  Pagamento de títulos de valor igual ou superior a R$ 250 mil;  Reabilitação de contas para clientes inscritos no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos); · Renegociação de dívidas;  Resgate de aplicação financeira;  Saque de alvará judicial; Saques sem cartão magnético (avulso);  Solicitação/entrega de talonário/folhas de cheque (PJ); Solicitar novo código de segurança (contrassenha LETRAS); Sustação e cancelamento de cheques.

Demais atendimentos,  o banco orienta o uso dos canais digitais: aplicativo Banese, internet Banking e Alô Banese 3218-2020 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 284 3218 (demais regiões). Tudo de forma rápida e segura, e sem exposição a riscos.

BANESE CARD

O Banese Card suspendeu o atendimentos nesta última segunda-feira., 23.  A financiadora orienta o uso do aplicativo e do portal (banesecard.com.br) para gerar cartão virtual e utilizar em compras online, solicitar alteração de limite, endereço e vencimento, gerar fatura detalhada, entre outras necessidades. Tudo de maneira rápida, segura e sem exposição a riscos.

Outra medida anunciada é a facilidade na renegociação de dívidas com a possibilidade de pagamento da entrada somente com 30 dias. Os números da Central de Atendimento Exclusiva para Renegociação são: 4007-2513 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 605 1553 (demais localidades). 

HOSPITAL SANTA ISABEL

Aberto normalmente, mas com restrições na rotina hospitalar: 
Fica terminantemente proibida a entrada de visitantes ou acompanhantes com sintomas de doença respiratória (febre, coriza, tosse..).
Em todas as unidades de terapia intensiva (adulto, pediátrica e neonatal – UTIN/UCINCO) fica proibido a presença do acompanhante e as visitas deverão ser restritas a um único visitante por paciente, 30 minutos de duração, em dias alternados (terça, quinta e domingo). Ficando a equipe responsável pela organização da ordem de entrada evitando aglomeração no interior da unidade e no ambiente de espera.
As pacientes da maternidade terão a presença de um acompanhante, com restrição de apenas uma troca por dia de acompanhante, sem visitas.

HUSE

Com atendimento normal, o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) inovou nesta segunda-feira, 23, com o Atendimento por Triagem no Pronto Socorro para os pacientes que chegam com síndromes gripais.  A medida  da triagem tem como objetivo evitar a superlotação na unidade e otimizar o atendimento para os pacientes que realmente necessitam ficar internados com sintomas de Covid-19. Vale destacar que embora o atendimento da porta seja triado, os pacientes  serão atendidos normalmente.

Após avaliados,  os pacientes serão orientados a buscar atendimento nas unidades básicas de saúde ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Aqueles pacientes que apresentarem quadros clínicos mais graves, como febre e dificuldade para respirar, é que serão acolhidos e realizarão testes para Covid-19. A medida também tem o intuito de evitar contaminação entre os internados. 

Atendimento Prioritário: o Huse, o Hospital Regional de Itabaiana e o Hospital Universitário de Lagarto são as unidades referência para o atendimento aos casos de coronavírus, ou seja, aos pacientes com febre, dor de cabeça, tosse e com dificuldade de respirar terão atendimento prioritários nesses hospitais.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Tendo em vista a necessidade do emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), definiu, em reunião do seu Comitê de Enfrentamento ao SARS/COVID-19,realizada nesta sexta-feira, 20, a adoção das seguintes medidas, em comum acordo com a gestão municipal da Saúde:  Suspensão de todos os atendimentos ambulatoriais;  Suspensão de exames para pacientes não internados;  Suspensão de todas as cirurgias eletivas. 

A normalização dos serviços dependerá, posteriormente, de pactuação entre o HU-UFS e a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju. O Comitê de Enfrentamento ao SARS/COVID-19, do HU-UFS, como integrante da Rede Ebserh, está responsável por analisar os problemas, definir as estratégias, as metas e ações a serem adotadas neste momento que exige o empenho de todos. Telefones: (79) 2105-1744 (79) 2105-1766 – E-mail: contatohu@ufs.br

DEFENSORIA PÚBLICA

A Defensoria Pública do Estado de Sergipe disponibiliza atendimento via telefone das unidades da instituição localizadas nos Fóruns, Juizados e Centrais de Atendimento na Capital e Interior para questões urgentes. Durante o teletrabalho, os defensores públicos, servidores e terceirizados atenderão os usuários da Capital e Interior. Para quem mora nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Estância, Itabaiana, Lagarto, Simão Dias, Barra dos Coqueiros, Canindé do São Francisco e Poço Redondo o horário de atendimento é das 8h às 14h e, em Aracaju das 7h às 13h, de segunda à sexta-feira. 

Unidades de Atendimento: Sede: (79) 3205.3800, Central de Atendimento na Barão de Maruim: 3205.3700; Central de Atendimento do Gumersindo Bessa: 3226.3526 / 3226.3525; Central de Atendimento do Fórum do Bairro 18 do Forte: 3234.5402; Central de Atendimento do Fórum do Dia: 3234.5502; Central de Atendimento do Fórum do Santa Maria: 3243.8813/3243.8832; Central de Atendimento do Inácio Barbosa: 3234.5502 e Central de Atendimento do Fórum da UFS: 3261.9466. 

A medida temporária de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (COVID-19) que restringe atendimento externo à população, visitas prisionais, de internação e saúde, tem previsão de ocorrer até o dia 02 de Abril.

DESO

A  Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso)o estará com o autoatendimento apenas  para os serviços emergenciais: religação, ligação, vazamentos e falta de água, além desobstrução de esgoto. A Deso solicita que neste momento, os clientes busquem os canais de autoatendimento da empresa em casos urgentes, como:  Agência Virtua: o 0800-079-0195 –  (79)  4020 -0195.

ENERGISA

A Energisa informou nesta segunda-feira (23), que como medida de contenção ao coronavírus suspendeu o atendimento em suas agências.  Os serviços estão disponíveis através do site da empresa, seu aplicativo, whatsap (79) 98101-0715 ou Call Center 0800 079 0196.  A atendimento vai estar disponível 24 horas.

JUSTIÇA

O  Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região  emitiram portarias com medidas preventivas contra o coronavírus. Entre as medidas estão suspensão de eventos, audiências, sessões de julgamento, atendimento externo e viagens.  A medida se estenderá até o dia 27 de março.

 

Foto: Pixabay

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo