logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Medalha Dom Távora será entregue na segunda

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

A  Assembleia Legislativa de Sergipe por meio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, que tem como presidente a deputada estadual  Kitty Lima (Cidadania) entregará, na próxima segunda-feira, dia 09 de dezembro, 17h, por meio da realização de Sessão Especial, a Medalha Dom Vicente Távora.  

A homenagem  é realizada  anualmente em virtude da passagem do Dia Internacional de Direitos Humanos Dom José Vicente Távora. O prêmio é entregue como forma de reconhecimento à atuação e aos esforços para a promoção e a defesa dos direitos humanos no estado de Sergipe.

Dom Távora

Natural do município pernambucano de Orobó, Dom Távora contribuiu com a história do povo brasileiro, principalmente a dos pobres. Chegou ao estado de Sergipe em 1958 e foi Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju no período de 1960 a 1970. Foi um verdadeiro lutador da classe trabalhadora, da democracia, e principalmente dos direitos humanos.

Chamado de ‘Padre dos Operários’, Dom Távora também criou o Movimento de Educação de Base em Sergipe e fundou a Rádio Cultura, como um meio para alfabetizar os pobres. A partir desse movimento, surgiram as articulações dos trabalhadores rurais para a criação dos primeiros Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e a Federação dos Trabalhadores Rurais do estado de Sergipe. Dom Távora estimulou a luta pela Reforma Agrária em todo o país como prática da justiça social no campo.

 

Foto: sosergipe.com.br

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo