Medalha Dom Távora é entregue a defensores de causas sociais

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

Como forma de reconhecimento à atuação e aos esforços para a promoção e a defesa dos Direitos Humanos no estado de Sergipe, a Assembleia Legislativa de Sergipe, por meio da Comissão de Direitos Humanos da Casa Legislativa, homenageou diversos atores sociais e jurídicos com a entrega da Medalha de Direitos Humanos “Dom José Vicente Távora”. A Sessão Especial ocorreu no plenário da Poder Legislativo.

Entrega de medalhas aos homenageados

Familiares, amigos, vereadores, deputados estaduais,  juízes, promotores, educadores sociais, entre outras personalidades, participaram da solenidade. “Para nós é motivo de alegria celebrar os direitos civis”, disse Iran Barbosa, ao abrir o evento, ocasião que presidiu à mesa da solenidade.  Dando sequência à sessão, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) fez a leitura da decisão da Comissão Parlamentar de Direitos Humanos, que selecionou os homenageados. Em seguida Georgeo leu uma saudação escrita pela  presidente da comissão, a deputada Kitty Lima(Cidadania), que não pode comparecer ao evento porque se recupera de uma cirurgia.

Homenageada, a professora Adélia Moreira Pessoa fez uso da palavra e leu o artigo primeiro da  Declaração dos Direitos Humanos. Ela  agradeceu a indicação da deputada Kitty Lima (Cidadania) e aos pares que aprovaram a proposta. “Gratidão é  uma dívida que não prescreve. A homenagem tem um especial significado  para mim, pois 0 tema está direcionado  àqueles  que lutam pelos direitos humanos. Esta honraria  me dará estimulo para continuar a caminhada e amanhã, serão  71 anos  da  Declaração Universal dos Diretos Humanos”, registrou Adélia.

Magistrada Rosa Geane disse que a Casa Legislativa tem  desempenhado importante papel na defensa da mulher e dos direitos humanos.

A juíza Rosa Geane agradeceu a presença de todos e em especial de sua família. Disse que está honrada pela indicação de seu nome. A magistrada ressaltou que a Casa Legislativa tem  desempenhado importante papel na defesa da mulher e dos Direitos Humanos.

O educador social Carlos Alberto Santos falou que os anos se passaram e a disparidade entre ricos e pobres, há 40 anos, já era injusta e que nos dias atuais a  necessidade pela mudança de qualidade de vida da pessoa ainda carece de garantias. Também homenageado,  o advogado Izever de Matos, agradeceu a  indicação de seu nome, e disse que medalha não é pessoal. “Medalha é uma luta coletiva,  faz parte da luta de todos”, declarou.

A promotora Maria Lilian  Mendes utilizou a tribuna para registrar que a honraria faz parte de seu trabalho, e que recebeu a  medalha com muita emoção. “A luta pelos Direitos Humanos é diária  e começa dentro de casa da gente.  Dedico essa medalha aos heróis anônimos que fazem seu trabalho defendendo esses direitos, em que crianças e adolescentes estão inclusas.” lembrou

A irmã Marisa Inês Mosena, do Oratório de Bebê, ressaltou que  no coração dos sergipanos tem o Oratório de Bebê. “A irmã Bebê era uma defensora da educação, do lazer e dos valores das crianças e dos adolescentes”, declarou. O filho de dona Rute (in memória), da Avosos, Eduardo Winne Cardoso, recebeu a medalha em nome da mãe.  Ele conta que dona Rute jamais desistiu do sonho de ver crianças terem dignidade,  e lutou por elas quando faziam tratamento oncológico no Hospital de Cirurgia.

Medalhas de Mérito

Foram homenageados com a Medalha de Direitos Humanos “Dom José Vicente Távora” as seguintes personalidades:

• Adélia Moreira Pessoa, advogada  e professora – Indicada pela deputada Kitty Lima (Cidadania).
  • Rosa Geane Nascimento Santos (juíza) – Indicada pela deputada Kitty Lima (Cidadania)
  • Carlos Alberto Santos – Indicada por deputado Iran Barbosa (PT)
  • Ilzever de Matos Oliveira (advogado) – Indicado por Iran Barbosa (PT)
  • Padre José Soares – Indicado por  Iran Barbosa (PT)
  • Karyna Batista Sposato – Indicada por Iran Barbosa (PT)
  • Maria Lilian Mendes (promotora de Justiça) – Indicada por Iran Barbosa (PT)
  • Genésia Fontes (in memória) do Oratório de Bebê, que foi representada pela irmã Marisa Inês Mosena.
  • Maria Ruth (in memória), que foi representada pelo seu filho, Eduardo Winne Cardoso – Indicada por Iran Barbosa(PT).
  • Edivaneide Souza Paes, que foi representada por Josefa Ayres de Goés Santos – Indicado por deputado Capitão Samuel.
  • Renata Santigo Vargas Roriz Silva Cruz, que foi indicada pelo deputado Capitão Samuel
  • O promotor Deijaniro Jonas Filho, indicado por deputada Goretti Reis
  • Almir Almeida Paixão (Amir do Picolé), indicado por deputada Maria Mendonça
  • Davi Lima Valente , indicado por deputado Rodrigo Valadares

A história de Dom Távora

Natural do município pernambucano de Orobó, Dom Távora contribuiu com a história do povo brasileiro, principalmente a dos pobres. Chegou ao estado de Sergipe em 1958 e foi Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju no período de 1960 a 1970. Foi um verdadeiro lutador da classe trabalhadora, da democracia, e principalmente dos direitos humanos.

Chamado de ‘Padre dos Operários’, Dom Távora também criou o Movimento de Educação de Base em Sergipe e fundou a Rádio Cultura, como um meio para alfabetizar os pobres. A partir desse movimento, surgiram as articulações dos trabalhadores rurais para a criação dos primeiros Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e a Federação dos Trabalhadores Rurais do estado de Sergipe. Dom Távora estimulou a luta pela Reforma Agrária em todo o país como prática da justiça social no campo.