Medalha do Mérito “Flávio Primo” é entregue na Alese

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

A Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Comissão de Comissão de Saúde, Higiene, Assistência e Previdência Social, promoveu no final da manhã dessa quinta-feira (24), em uma sessão especial, a entrega da Medalha do Mérito da Superação Flávio Primo, fruto de um Projeto de Lei, aprovado em 2013 e visa reconhecer a história de superação dos seus homenageados.

Deputada estadual Janier Mota

Coube a deputada Janier Mota (PR), presidente da Comissão de Saúde, fazer a saudação especial da Casa para os homenageados. “É com muita alegria que ocupo a tribuna representando a Alese, para dirigir a palavra aos homenageados aqui presentes. A Medalha surge a partir de um projeto de lei, aprovado em 2013, e tem como objetivo reconhecer a história de superação dos que a recebem”.

“Hoje, temos mulheres e homens de fibra, que merecidamente recebem a honraria, por carregarem em suas vidas, um histórico de garra, força de vontade e fé. Aproveito para reforçar a necessidade de estabelecermos mais políticas públicas na área da acessibilidade e cobrar também que sejam cumpridas. Que Deus abençoe vocês e sigam inspirando pessoas por onde passam, vocês são exemplos para todos nós”, completou Janier Mota.

Luciano Bispo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), enalteceu os exemplos de superação dos homenageados na Sessão Especial. “Temos aqui pessoas que são portadoras de deficiência, mas que não deixaram de viver, não se abateu e continuou lutando por seus sonhos. Vivem normalmente como qualquer um de nós e são exemplos que devem ser seguidos porque provam que quando se tem fé e coragem todas às adversidades podem ser superadas”.

Homenageados

Com amigos e familiares nas galerias e em plenário, Alice dos Reis Souza, aos 16 anos foi atingida por uma arma de fogo, ficou em cadeira de rodas e, desde então, começou a ver as dificuldades que as pessoas nessas condições vivenciavam. Ela jamais permitiu se abater, ingressou no curso de Direito, se pós-graduou em Processo Civil e hoje luta pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Adriana Santos e as deputadas Kitty e Goretti

Outra homenageada na manhã dessa quinta-feira foi Adriana Maria dos Santos, graduada em Letras Português/Licenciatura pela UFS. Teve sua saúde acometida por duas doenças virais ao mesmo tempo: POLIOMIELITE e SARAMPO, tornando-a uma criança com deficiência física. Após sua primeira cirurgia passou a andar com muletas e, ao poder ficar pé e andar, conheceu a liberdade. Aos 15 anos conheceu a luta social através da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência  e assim se apaixonou pela politização dos direitos do Cidadão.

“Quero saudar a todos que legislam em defesa dos sergipanos em nome de Janier Mota que está somada neste projeto de inclusão. Quando recebi este convite da deputada Kitty Lima (Cidadania) confesso que fiquei refletindo e confesso que me senti honrada pela importância de Flávio Primo. Tenho que prestar uma homenagem a minha avó e lavadeira Maria de Lourdes, a grande responsável pela formação dessa menina e hoje mulher. Em um momento de garra e desespero, para sua neta não ser analfabeta, ele forçou a barra para eu estudar. Hoje estou formada e me tornei uma guerreira de luta”, agradeceu Adriana.

Outro exemplo é Jéssica Mota Melo, mulher forte que nasceu com uma doença congênita, chamada artrogripose, mas que nunca se abalou e, aos 35 anos, tem uma vida independente, vencendo suas limitações dia após dia, sempre confiando em Deus.

Já Gionaldo Nascimento de Azevedo, vítima de um derrame hemorrágico há seis anos, utilizou essa grande adversidade para recuperar sua autoestima através do esporte. Atualmente, ele é campeão de corridas de rua e acumula medalhas; além de lutar jiu-jitsu e fazer musculação. Serve de inspiração para muita gente.

Ulisses Leal é estudante de Medicina na UFS

Outra pessoa que também encontrou no esporte a força para vencer, foi Ulisses Leal Freitas, que em 2008 foi atropelado por um motorista embriagado e perdeu o movimento das pernas. Após uma jornada árdua, conheceu o basquete em cadeiras de roda e voltou a sorrir. Através do esporte, foi descobrindo outros desejos e hoje é estudante de medicina da Universidade Federal de Sergipe.

Por último, mas não menos importante, o Campeão Brasileiro de Tênis em Cadeiras de Roda, do ano de 2018, o Delman Moitinho Barboza. Ele também é mestre em Saúde Coletiva, psicólogo, professor e coordenador de Evolução Humana, Ética e Espiritualidade do Ministério Público de Sergipe. Ele é uma prova concreta que não existe limitação quando se tem foco, fé e vontade de vencer.

Flávio Primo

Medalha Flávio Primo entregue na Alese

Flávio Primo nasceu em abril de 1943 na cidade de Várzea Alegre, no Ceará. Formado em Engenharia Agronômica, veio para Sergipe trabalhar sempre se destacado. Aqui formou sua família com Terezinha Fonseca.

Em 1987 Flávio ficou tetraplégico depois de um assalto ao levar dois tiros que atingiram seu pescoço, mas, a deficiência não tirou sua determinação, tendo sido durante sua vida um exemplo para todos que o conheciam.

Flávio Primo faleceu em 23 de dezembro de 2008, aos 68 anos, vítima de problemas renais.

Fotos: Jadílson Simões