logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Max Guimarães concede entrevista sobre Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O presidente da APAE em Sergipe, Max Santos Guimarães, concedeu entrevista ao sistema de  Comunicação da Assembleia Legislativa, TV e Agência de Notícias (Alese). A pauta discorreu sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e é parte de palestra que ocorre na manhã de hoje no plenário da Casa legislativa.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado no dia 03 de Dezembro, promovida pela Nações Unidas desde 1998, cujo objetivo é de promover a melhor compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.

Segundo o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), palestra é uma oportunidade de buscar apoio dos governantes. “É um momento de explanar nossos serviços, e  buscar dos entes públicos e privados a oportunidade de dar melhor qualidade de vida a essas pessoas”.

Sobre o Dia Internacional, que segundo a De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, o presidente da APAE entende que o dia nacional  precisa ser lembrado, mas que a preocupação deve ser contínua.

Assistidos pela APAE participam de palestra e revindicações na ALESE

Assistidos pela APAE participam de palestra e revindicações na ALESE

Precisamos  que ele sejam lembrado durante todo o ano, pois esse quadro tende a crescer, a exemplo  do que tivemos ano passado, quando da epidemia do Zica,  e agora no fim do ano, da ocorrência da Microcefalia, então essa preocupação deve ser contínua”, preocupa-se.  

Para ele, trazer hoje à APAE na Casa Legislativa é uma oportunidade de explanar a problemática, e pedir auxílio, uma vez que estão mais próximos dos deputados.

Inclusão

Em Janeiro deste ano, entrou em vigor Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que versa sobre que versa sobre a autonomia e a capacidade desses cidadãos para exercerem atos da vida civil em condições de igualdade com as demais pessoas.

 “Precisamos sair com abertura para poder apresentar algum projeto que contemple as áreas de Saúde, Educação, Trabalho, entre outras áreas. Momento é uma possibilidade de se criar uma lei para a pessoa de deficiência no Estado, para que direitos e deveres sejam contemplados. Lutamos para que isso venha a ser contemplado e melhore a qualidade de vida dessas pessoas”, encerra sua entrevista  confiante.

Por, Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo