“Matrículas da rede estadual em Aracaju seguem até o dia 15”, diz diretor da secretaria de educação básica

Em entrevista na manhã desta terça-feira, 14, ao Programa Alese Notícia, edição das 9. O diretor do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Manuel Prado, falou sobre as matrículas da rede estadual em Aracaju, que seguem até amanhã, 15, e está na terceira fase, que é a fase de matrícula externa.

Segundo Manuel Prado, a expectativa é de elevar o número de matrículas em relação ao ano passado. “A rede municipal de Aracaju estabeleceu por meio de portaria, no final de dezembro ainda, o período de matrículas. Ele é dividido em três fases: a primeira é de confirmação de matrícula, a segunda de renovação e a terceira fase foi aberta no último dia 6 de janeiro e vai até amanhã, para o aluno externo. Várias unidades da rede tem nos informado que possui vagas ainda em determinadas anos/séries. Nós temos 74 unidades, as aulas iniciarão no próximo dia 6 de março, em quase 95% dessas unidades, e a rede municipal de Aracaju ofereceu ao município aproximadamente 9 mil vagas, aí incluindo as vagas para a educação infantil, creche e pré-escola e para os nove anos do ensino fundamental. A gente trabalha com a expectativa de elevar um pouco o número de matrículas em relação ao ano passado”.

Ainda para o diretor existe a possibilidade de colocar à disposição das unidades mais servidores para ampliar o atendimento. “A secretária visitou várias escolas nos últimos cinquenta dias, e observou por exemplo salas de aulas em algumas delas que a gente pode expandir o atendimento. Notou por exemplo, considerando a possibilidade de colocar à disposição da unidade mais servidores, de ampliar o atendimento nas salas que já funcionam. A secretaria também está considerando em algumas localidades a possibilidade de aluguel de determinados prédios no entorno das unidades, de modo a instalar ali um anexo da escola, e por exemplo no bairro Olaria, agora em dezembro, uma instituição filantrópica que fazia o acolhimento de creche deixou de fazer esse atendimento”.

“A orientação que colocamos aos gestores escolares foi realizar, escrever os dados dos pais da criança que vai até a unidade para construir uma lista de espera, encaminhar pro seu entorno para verificar a possibilidade de atendimento dentro do território, e não conseguindo comunicar a gente, já está conseguindo comunicação de algumas unidades escolares. Mais também recebemos informação de unidades que ainda possui vagas. A documentação básica é o registro ou carteira de identidade, ou qualquer documento com foto da criança, comprovante de residência, foto três por quatro do aluno e histórico escolar se o estudante vier de outra unidade escolar.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões