Matos: parceria entre o Governo de Sergipe e a Clinrad beneficia os pacientes oncológicos

O deputado Moritos Matos (PROS) prestigiou, nessa quinta-feira (17), na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – a assinatura do termo de parceria entre o Governo do Estado e a Clínica de Radioterapia e Imagem – Clinrad – para a prestação de serviços na área de radioterapia para pacientes oncológicos. “Um dia especial para os sergipanos, principalmente para essas famílias que tem pessoas que sofrem com o problema do câncer”.

“A Assembleia Legislativa já vinha há algum tempo com alguns deputados pedindo ao Governo do Estado que firmasse esse contrato. E graças a Deus isso aconteceu. Fico feliz porque quem ganha é a população sergipana, ganha as famílias que infelizmente tem algum parente, amigo, ou pessoa próxima com câncer e eu sei o quanto é doloroso para a família. E agora que o tratamento será feito em Aracaju, não haverá necessidade de deslocar essas pessoas para outro Estado. E o paciente mais próximo dos seus familiares tende a amenizar o sofrimento”, ressalta o deputado Moritos Matos.

Estiveram presentes nessa assinatura o governador do Estado, Jackson Barreto, o vice-governador Belivaldo Chagas, o secretário de Estado da Saúde – SES -, Almeida Lima, o secretário adjunto das SES, Luís Eduardo Prado, o diretor da Clinrad, o médico William Eduardo Nogueira Soares, médicos da Clinrad, o presidente da Alese, o deputado Luciano Bispos, os demais deputados estaduais, a conselheira do Tribuna de Contas, Suzana Azevedo, além de representantes da Associação dos Amigos da Oncologia – Amo -, da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe – Avosos – e do Grupo Mulheres de Peito.

Esse contrato vai garantir radioterapia para os pacientes assistidos pela rede estadual de saúde em três tipos de tratamentos distintos: IMRT, ou, Radioterapia de Intensidade Modulada, Tridimensional 3D e convencional. Os pacientes com câncer antes tinham que viajar para Arapiraca em Alagoas, ou seja, o Tratamento Fora do Domicílio – TFD – aumentava os custos, mas isso agora vai acabar. A partir de setembro o tratamento vai acontecer na Clinrad, no Bairro Jardins, em Aracaju. “O tratamento sendo aqui, além de melhorar a saúde do paciente, porque ele vai ser tratado junto com a família, desafoga uma fila de quase 300 pacientes, então só vai melhorar. É um sonho realizado”, expõe Sheyla Galba, vice-presidente das Mulheres de Peito. Ela acrescenta que existem pacientes que nem podiam viajar para Arapiraca. “Porque estavam debilitados, não conseguiam viajar, mas com o tratamento aqui poderão fazer. E a chance de cura desse paciente é muito maior, ela triplica a chance de cura, porque une o carinho da família ao  tratamento que é de excelência”, enfatiza Sheyla Galba.

Assessoria de Imprensa do Parlamentar