Matos, Gama e Mangueira se reúnem com Agentes de Medidas Socioeducativas

Os Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas novamente contaram com o apoio do deputado estadual Moritos Matos (PROS) para a principal reivindicação da categoria – que é o reajuste do salário base. Por isso, o parlamentar participou na quinta-feira, 30, de uma reunião com o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Augusto Gama, a secretária executiva da Seplag, Lucivanda Rodrigues, o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira e os Agentes de Segurança de Medidas Socioeducativas, Valdson José de Oliveira, Henrique Martins, Lino Alves e Antônio Francisco.

O encontro aconteceu na sede da Seplag, em Aracaju. “A reunião teve como pauta a questão do reajuste sobre o salário base dos Agentes. Desde 2012 a tabela foi congelada. A proposta da categoria é de alterar o vencimento do salário base de R$ 679 para R$ 941”, explica o deputado Moritos Matos.

Esse congelamento se deve ao fato do salário dos Agentes não acompanharem o aumento Nacional, que é segundo o Sindicato dos Agentes de Segurança de Sergipe – Sindase – de R$ 937. Isso porque eles não foram enquadrados no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV -. Eles são celetistas. A proposta anterior da Categoria era alterar o vencimento dos Agentes para R$ 1.000.

A Seplag fará novamente os cálculos do impacto desse aumento nas contas públicas. De acordo com a secretaria executiva da Seplag, Lucivanda Rodrigues, dentro de quatro dias os cálculos devem ficar prontos. “O impacto desse aumento é pequeno para o estado. “Basta transformar as horas extras em salário base. Precisamos que nosso trabalho seja valorizado”, argumenta o coordenador de segurança do semiliberdade, Henrique Martins.

Depois que os cálculos ficarem prontos a Secretária vai encaminhar o documento para o vice-governador, Belivaldo Chagas. “Vou continuar a acompanhar de perto essas negociações, porque o meu compromisso é com o trabalhador”, garante o deputado Moritos Matos.

O agente Lino Alves ficou satisfeito com a reunião. “Essa é a primeira vez que representantes do Sindicato se reúnem com o secretário de Estado do Planejamento, João Augusto Gama, juntamente com o presidente da Fundação, Wellington Mangueira. Agora esperamos os cálculos para novamente conversar com o vice-governador Belivaldo Chagas. Isso tudo graças ao intermédio do deputado Moritos Matos”, revela Lino Alves.

14909615747c34854e24c7b0da134665742385283f

Texto e foto: Ascom Parlamentar