O último pronunciamento do deputado estadual Moritos Matos (Rede) aconteceu nesta quarta-feira, 19, durante o pequeno expediente na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese – foi de despedida do parlamento e de agradecimento. “Esse é meu último discurso nessa Casa Legislativa. Nessas últimas palavras, quero prestar, mais uma vez, contas do meu trabalho e agradecer. Nesses dois anos do mandato apresentei 23 projetos de lei, dos quais oito já são lei, além de mais de 50 indicações; solicitadas pelas comunidades mais carentes da capital e do interior”, ressalta o deputado Matos.
Entre as leis aprovadas o parlamentar destacou a Encenação da Paixão de Cristo, que completou este ano 30 anos e que é realizada pela Paróquia São Pio Décimo, também destacou a Campanha Maio Amarelo (contra violência e acidentes no trânsito); as diretrizes para o Turismo Religioso no Estado de Sergipe, a obrigatoriedade de instalação e disponibilização, ao público em geral, de recipiente contendo álcool em gel, em estabelecimentos públicos e privados, em todo Estado de Sergipe.
Por fim, a gratuidade de água potável em lanchonetes, bares, restaurantes, hotéis e shopping centers, que já está em funcionamento nos shoppings da capita. “Eu também quero citar os principais projetos de Lei em tramitação como o Aplicativo Conexão Cidadã, que permite ver leis no celular. Bem como o que dispõe sobre o Monitoramento Nutricional nos Colégios. Há ainda o que determina as Equipes Multidisciplinares nas Escolas. Destaco os projetos que tratam do Aviso da Validade da Carteira de Motorista e da Redução da Taxa de Renovação para Idosos, e o das contratações de taxistas por órgãos do Estado, a PL dos taxistas diminuirá os gastos do Governo”, enfatiza o deputado Matos.
AUDIÊNCIAS
Em dois anos de mandato o deputado realizou cinco audiências públicas. “Sendo uma voltada para os profissionais de enfermagem, duas sobre o direito do consumidor, uma sobre o turismo religioso e uma sobre os direitos do recém-nascido. Após a audiência sobre o Turismo religioso, trouxe para Sergipe, mesmo sem apoio e apenas com recursos próprios, uma equipe da TV Aparecida, que resultou no programa Santa Receita especial Sergipe que foi transmitido para todo o País no dia 1 de dezembro de 2017, e colocou o Estado na Rota do turismo religioso do Brasil”, expõe Matos.
Além disso, o parlamentar lutou contra o fechamento da Maternidade de Capela. “A Unidade continua aberta. Eu reivindiquei providências para resolver a superlotação da Maternidade Santa Isabel, lutei contra a privatização da Deso. Também lutei contra o fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – Fafen. E mais, efetuei um amplo levantamento sobre a situação de todas as principais praias do Estado. Fiz o mesmo com os principais pontos turísticos de Aracaju, Laranjeiras e São Cristóvão. Consegui, através de muitas solicitações à Deso, que o povoado Tanque Novo, as ruas Boca da Mata, e outras localidades em Nossa Senhora da Glória, pudessem ter águas em suas casas”, cita o deputado Matos.
Por, Assessoria do Parlamentar
Foto: Jadilson Simões