O deputado estadual Moritos Matos (REDE) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa terça-feira (26), para fazer um convite para a tradicional Festa do Mastro em Capela, iniciada com quatro irmãos em 1939, junto com seus familiares.
“São 79 anos de tradição e a festa começa sempre no dia 1º de junho, a partir da meia noite, com a famosa Sarandaia. Depois vem com a escolha da Rainha do São Pedro e, em seguida, no final do mês tem a missa do vaqueiro, no sábado pela manhã tem a missa dos fogueteiros e a tradicional baiana recolhendo os prêmios para que seja colocado no mastro”, explicou o deputado.
Mais adiante, Moritos Matos lembrou que no domingo pela manhã tem a busca do Mastro e fez questão de registrar que “este ano tem um acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e com o Ibama, onde foram plantadas 100 espécies de árvores nativas para incentivar a questão do meio ambiente”.
“Comecei minha vida na cidade de Capela, onde vivi minha infância e faço questão de buscar o Mastro todos os anos porque o gratificante é rever os amigos, as pessoas que a gente teve em nossa convivência. Essa parte cultural é importante porque movimenta a economia e o turismo do Estado e fica o convite para quem desejar passar um final de semana diferente, que vá até Capela prestigiar a tradicional Festa do Mastro”, completou o deputado.
Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
Foto: Jadílson Simões