A Receita Federal do Brasil fez 50 anos nesta última terça-feira, dia 20 de novembro de 2018. Formada a partir da fusão e da consolidação de diferentes secretarias e órgãos de fiscalização, a Receita Federal despontava em 1968 como elemento inovador, pela organização e pela eficiência de seus processos. Data está sendo celebrada nesta quarta-feira, dia 21, na Assembleia Legislativa de Sergipe por meio da propositura do deputado Estadual Luciano Bispo do MDB.
De acordo com o delegado da Receita Federal em Sergipe, Marlton Caldas de Souza, que participou da mesa de honra na solenidade de sessão especial da Casa legislativa, a data é significativa. “A Receita Federal faz 50 anos, é com muito prazer e honra que iremos receber essa homenagem da Alese, ficamos muitos felizes. A Receita Federal é um órgão que precisa ser reconhecido pela sociedade, pois é responsável pela arrecadação tributos em todo o território nacional. São tributos arrecadados para que governo possa prover o Estado em tudo o que precisa em favor das políticas sociais e econômicas, por exemplo.
Ação conjunta
Delegado citou que o trabalho da Receita Federal vem sendo feito em conjunto com demais órgãos federais. “Assinamos recentemente uma portaria entre a Polícia Federal e o Ministério Público Federal para que ação entre órgãos ocorra de forma conjunta, mais próxima a ocorrência do fato gerador. Mas, independentemente dessa portaria, a atuação entre os órgãos é rotineira, buscando resgatar a questão da punibilidade contra o crime da ordem tributária”, explicou Marlton Caldas.
Por Stephanie Macêdo – REDE ALESE
Foto: Jadilson Simões