A deputada estadual Maria Mendonça (PP) voltou a cobrar do Governo do Estado que receba a comissão de deputados que vai tratar sobre a implementação de políticas públicas para dependentes químicos. O encaminhamento ficou de ser feito pelo deputado estadual Augusto Bezerra, que é da base aliada do governador Jackson Barreto, logo após os parlamentares sergipanos conhecerem o Projeto Acolhe, adotado pelo Governo de Alagoas e que tem tido excelentes resultados, sobretudo, no que diz respeito à redução da criminalidade.
“Nós estivemos em Alagoas, atendendo a um convite do deputado Givaldo Carimbão. É um projeto maravilhoso que tem sido extremamente positivo para os que vivem no mundo da drogadição, bem como para os seus familiares e para a sociedade, de modo geral. Esse trabalho feito pelo Governo de Alagoas já recuperou mais de 25 mil drogados”, relatou Maria, acrescentando que o caminho é a prevenção e o acolhimento. “Então há uma necessidade de agirmos com urgência no enfrentamento a esse problema que é grave e que tem destruído famílias”, disse.
Para ela, não é preciso inventar nada. “Basta copiar o que está feito em Alagoas que, se for aplicado em Sergipe, não tenho dúvidas de que renderão bons frutos. Claro que tudo depende de políticas públicas palpáveis, por isso, é preciso que o governador se sensibilize e queira ouvir quem quer ajudar nosso Estado”, disse Maria, adiantando que espera que o governador os receba o quanto antes.
A deputada adiantou que pretende dialogar com o desembargador Cesário Siqueira Neto, presidente do Tribunal de Justiça, e com o procurador-geral do Ministério Público, Rony Almeida, porque são autoridades sensíveis às problemáticas do Estado. “O que não podemos é continuar nessa inércia, enquanto nossos jovens são abatidos pelas drogas”, falou Maria.
REINSERÇÃO
Ainda em sua fala na tribuna da Assembleia Legislativa, Maria Mendonça pediu que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa coloque em discussão o Projeto de Lei 174/2017, de sua autoria em conjunto com os deputados Augusto Bezerra e Antônio dos Santos, que institui a política estadual de reinserção social para dependentes químicos. “Precisamos mostrar a sociedade que é possível fazer algo de concreto para vencer este mal”, afirmou, ao conclamar o apoio de seus colegas parlamentares.
Por Ascom Parlamentar