A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) revelou hoje (26) a sua tristeza com a destruição do Parque Nacional da Serra de Itabaiana que teve cerca de dois mil hectares destruídos em virtude de um incêndio que começou no último sábado, O fogo, de acordo com o chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) de Itabaiana, Marleno Costa, atingiu uma área íngreme da região, o que dificultou o debelar das chamas.
“Foi preciso o Instituto Chico Mendes recorrer a brigadistas dos Estados vizinhos de Alagoas, Bahia e Pernambuco para se juntar aos nossos com o intuito de ajudar a conter o fogo”, disse Maria, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, ao observar que, apesar da grande importância do Parque Nacional da Serra, o quadro de brigadista foi reduzido de 12 para seis. “É humanamente impossível apenas seis homens conseguirem conter um incêndio desse porte”, falou a deputada, apelando ao Governo para rever a situação.
Maria ressaltou o potencial ecológico e turístico do local e disse que situações como essas deixam todos vulneráveis. “É uma área onde as pessoas fazem trilhas ou, simplesmente, vão conhecer o que temos de mais belo na nossa fauna e flora”, disse a deputada, lembrando que essa semana ela voltou a apresentar propositura solicitando a instalação de um teleférico no local para incrementar, ainda, mais o turismo.
Ao lembrar que o Parque contempla os municípios de Itabaiana, Areia Branca, Campo do Brito, Itaporanga D’Ajuda e Laranjeiras, Maria destacou o esforço dos que fazem o Instituto Chico Mendes para garantir a sua preservação. “Apesar dessa incansável luta, mais uma vez, a nossa portentosa serra é atingida por esse incêndio cruel que, ainda não se sabe a causa”, afirmou.
Por Ascom Parlamentar
Foto: Jadílson Simões