logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria registra na Alese o Dia da Cobertura Universal de Saúde

Stephanie Macêdo – Rede Alese

A deputada Maria Mendonça (PSDB) utilizou a tribuna para registrar que amanhã,  dia 12 de dezembro, será  comemorado o Dia da Cobertura Universal de Saúde. A parlamentar  avisou que não estará na sessão  plenária de amanhã, quinta-feira, por demanda externa no município de  Itabaiana, mas que não poderia de registrar nos anais da Casa Legislativa  de Sergipe a importância da cobertura da saúde.

Sobre o Dia da Cobertura Universal de Saúde, a deputada declarou que no mundo inteiro, milhares de pessoas  se mobilizam para pedir  sistema mais forte e equitativos. A deputada Maria explicou que líderes de todo mundo, reunidos na Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, aprovaram por aclamação, em setembro deste ano  uma declaração política de comprometimento global para Cobertura Universal em Saúde. Ressaltou ainda que o  documento foi aprovado na primeira Reunião de Alto-Nível da ONU sobre o tema e destacou a importância da atenção primária para se alcançar a Cobertura Universal em Saúde.

“A declaração é resultado de um processo de negociações entre órgãos intergovernamentais, que envolveu a Conferência Mundial sobre Atenção Primária em Saúde, realizada em outubro de 2018, em Astana, Cazaquistão, e as deliberações da Assembleia Mundial de Saúde, que ocorreu maio deste ano. O secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, considerou a aprovação do documento um marco importante na busca de saúde para todos.  O secretário  defendeu uma urgente mudança de paradigma de financiamento, que passe a considerar a saúde um investimento e não um custo”, declarou a deputada.

 

Fotos: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo