Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
Durante seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde dessa segunda-feira (5), a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) destacou o início da Semana Mundial do Aleitamento Materno e a importância do leite para o desenvolvimento das crianças. Antes, a parlamentar enfatizou a passagem do Dia Nacional da Saúde.
“Trata-se de uma data importante porque é um dia de conscientização, voltado para a educação sanitária. É importante trabalhar junto à população a necessidade dos cuidados com a saúde. No Brasil a gente acompanha hospitais superlotados e muitos governantes preocupados com a situação. Para cuidar da doença é preciso a prevenção, políticas públicas voltadas para isso, para garantir a saúde da população porque para cuidar da doença é algo muito caro hoje em dia”, pontuou.
Em seguida a deputada colocou que se os governantes pensassem a Saúde Pública como uma política eficiente de prevenção, não teríamos tanta gente morrendo, muitas vezes sem atendimento. “É preciso que algo seja feito sim, que se garanta o acesso das pessoas a esse atendimento”.
Aleitamento Materno
A deputada registrou também a Semana Mundial do Aleitamento Materno. “Como é importante o leite materno para os nossos bebês. Se todos mamassem nossas crianças cresceriam capazes de enfrentar todo e qualquer tipo de doença. A imunidade aumenta para aqueles que mamam nos primeiros seis meses. Ficam aptos para enfrentar todas as bactérias e superar qualquer situação”.
“Temos em nosso Estado vários bancos de leite materno como na Maternidade São José, em Itabaiana, implantado pela nossa gestão em 2005. São muito importantes esses bancos de leite porque eles ajudam e estimulam as mães a amamentarem seus filhos. Também é fundamental que as esquipes trabalhem no sentido de incentivar essas mães a garantir a amamentação durante os primeiros seis meses de vida. O índice de mortalidade seria totalmente reduzido!”, disse, destacando a interação nos eventos realizados em Estância, Itabaiana e em Aracaju. “Tenho certeza que os resultados serão proveitosos com as doações das mães que têm leite em abundância”.
Foto: Jadílson Simões