Maria quer implantação de programa que estimula a doação de medula óssea

Por Assessoria Parlamentar

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou nesta terça-feira (18), a Indicação 272/2019 de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) solicitando ao governador Belivaldo Chagas e ao secretário estadual de Saúde, Valberto Lima que adotem as medidas necessárias para garantir a implantação do programa intitulado “Com o Hemóvel, o Hemose chega até você”.

A propositura foi aprovada pouco antes da exposição feita pela médica oncohematologista e coordenadora do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), Lourdes Alice Marinho que, a convite da própria Maria Mendonça, expôs sobre a importância da doação de medula óssea e, também, tratou das ações implementadas pelo órgão para atrair mais doadores.

“Essa é a semana de conscientização do doador de medula óssea e é oportuno que possamos falar à população sergipana sobre a seriedade desse gesto que é tão nobre e salva vidas”, afirmou Maria, lembrando que o doador não tem sequelas, uma vez que as células se recompõem de forma rápida.

A luta para que esse programa seja implantado vem desde 2016, quando foi aprovada Indicação 64/2019. “Como não houve efetivação por parte do Governo, há duas semanas voltamos a propor essa iniciativa, considerando ser de grande relevância para a população, especialmente, para as pessoas que têm dificuldade de se deslocarem das suas comunidades para doar sangue”, disse.

Maria disse que espera contar com a sensibilidade do governador Belivaldo Chagas para que esse programa seja colocado em prática. Ela explicou que estrutura consiste num automóvel devidamente equipado para fazer a coleta por todo o Estado.

Semana de conscientização – A semana de conscientização é fruto de um Projeto de Lei, apresentado por Maria em 2012, transformada na Lei 7.590. “A Lei estabelece que na segunda quinzena do mês de junho, uma semana deve ser reservada a ações de conscientização em todas as esferas escolares e unidades de saúde sobre a importância de se tornar um doador voluntário de medula”, afirmou a deputada que ficou visivelmente emocionada ao falar sobre o tema, por ter vivenciado a luta de um familiar acometido por uma dessas doenças.