Maria prestigia solenidade de cidadania aracajuana de Conceição Mendonça

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) prestigiou a solenidade de entrega do título de cidadania aracajuana, concedido pela Câmara Municipal de Aracaju à enfermeira Maria da Conceição Mendonça Costa, ex-secretária estadual de Saúde. “Com esse gesto, a Câmara de Aracaju, reconhece a importância dessa mulher que tem relevantes serviços prestados ao povo sergipano e ao Estado de Sergipe”, disse a parlamentar.

Ela ressaltou o brilhante trabalho de Conceição à frente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu 192 Aracaju, que serviu como projeto piloto para o Ministério da Saúde, antes mesmo da Portaria Ministerial 2048/2002. De igual modo, observou Maria, atuou de forma significativa quando esteve na condição de Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe. “Por onde ela passa, deixa a sua marca de profissionalismo,  compromisso,  ética e respeito para com a coisa pública”, completou Maria Mendonça.

De acordo com Maria, Conceição também deixou a sua marca quando da implantação dos hospitais da Zona Norte e Sul de Aracaju, além da Urgência Psiquiátrica São José.  “Ela é uma enfermeira tecnicamente muito gabaritada que tendo participado dos projetos de implantação do Samu em todas as regiões do País, especialmente nas capitais, dada a excelência do seu trabalho”, afirmou a deputada. A nova cidadã aracajuana, também atuou na implantação e participação das portarias das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), salas de estabilização, entre outros projetos.

No Ministério da Saúde, ficou à frente do Projeto de Implantação da Força Nacional do SUS (FN-SUS) e foi uma das responsáveis pelo comando e liderança na tragédia de Santa Maria, além de coordenar importantes missões humanitárias em todo o país, a exemplo das enchentes da Região Serrana do Rio de Janeiro, situações de desassistência no Acre, assistência indígena, enchentes no Amazonas, além da organização da Rede de Urgência em grandes eventos como: Visita do Papa ao Brasil, Jogos X-Games, Copa das Confederações, e Copa do Mundo FIFA 2014.

(Da Assessoria parlamentar, com informações da ASN)