Maria Mendonça vai promover debate sobre Anuário Socioeconômico de Sergipe na AL

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) anunciou nessa quarta-feira (2) que vai promover uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa com as presenças dos professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Luiz Rogério de Camargo e Wagner Nóbrega, autores do Anuário Socioeconômico de Sergipe, apresentado recentemente. A parlamentar quer debater os dados referentes aos municípios sergipanos em áreas como: economia, saúde, educação, entre outras. O economista Luís Moura do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de Sergipe também está sendo convidado.

Ao fazer seu discurso nessa quarta-feira, Maria Mendonça disse que já tinha estabelecido como meta um pronunciamento acerca do assunto, que acabará de ser tratado detalhadamente pelo colega de bancada, deputado Luciano Pimentel (PSB). Sobre o Anuário, a deputada disse que “lamentavelmente tais dados apenas reforçam o que há anos tentamos alertar, quando nos referimos à ausência de um planejamento pautado na realidade do nosso Estado”.

Maria Mendonça defende que “é hora de acordar enquanto há tempo” e cobrou um redirecionamento do planejamento estatal. “O caos instalado é visível! As pessoas sentem na pele as consequências de tudo isso. Seja na interrupção dos tratamentos médicos, como a radioterapia; no avanço do mundo das drogas; na insegurança que está assustando as famílias sergipanas. O TCE já fez sua discussão, a Câmara Municipal de Aracaju se debruçará sobre o tema e nós aqui da AL temos que fazer o mesmo”.

“Vamos promover este debate amplo e, quem sabe, conjuntamente a gente consegue propor algo que possa ajudar a minimizar o triste quadro. O caos não é restrito a Sergipe, mas a crise não pode servir de justificativa. Sei o quanto é difícil administrar. Fui prefeita de Itabaiana e tivemos que enfrentar vários obstáculos. Mas com planejamento, dedicação e uma equipe comprometida nós vencemos a maioria deles. É preciso ter coragem de priorizar”, completou a parlamentar.

Em seguida, Maria Mendonça enalteceu a atual gestão de Itabaiana, dizendo que “Itabaiana mais uma vez dá uma lição de como administrar. Quando se planeja é possível realizar sem sacrificar os servidores. Foi assim conosco e está sendo assim com o atual prefeito. O segredo está em abrir o diálogo e mostrar para onde o dinheiro está indo, onde ele está sendo aplicado. Se faz urgente uma revisão de gastos públicos”.

Antônio dos Santos

Em aparte, o deputado Antônio dos Santos (PSC) disse que o anuário é um “balizador” e pontuou que se o governo continuar na mesma linha de gestão vai levar a economia do Estado para o fundo do poço. “O que mais nos preocupa é que, quanto mais demora, mais difícil será de estancar o caminho de voltar e retomar o retomar o crescimento”, disse.

Antônio dos Santos disse ainda que todo brasileiro está acompanhando de perto a crise instalada no País. “Temos que acelerar este debate aqui na AL, no sentido que a gente debata esta realidade e aponte os caminhos para a gestão pública. E a gente espera que a população tenha a oportunidade de mudar no próximo ano, porque já viu que com os atuais atores do Executivo Estadual não se vai a lugar algum. Estamos vivendo uma década perdida e a população precisa acordar e tentar melhorar esta situação”.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadílson Simões